Os presos que estão no Anexo LGBT da Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas, celebram o Dia Nacional de Visibilidade Trans nesta sexta-feira (29.01), em uma edição especial do “Dia da Beleza”, que já acontece quinzenalmente na unidade. A data busca ressaltar a importância da diversidade e do respeito aos direitos desse movimento, representado por travestis, transexuais e transgêneros.

A iniciativa faz parte de um cronograma especial de atividades planejadas pela Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Fobias Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero (Cepef) – voltada para a construção coletiva de políticas de Defesa Social para o publico LGBT. Durante a última semana, a comissão promoveu ações no sistema prisional e no socioeducativo, além de outras abertas à população.

Alas LGBT

Minas Gerais possui duas alas exclusivas para homossexuais, travestis e transexuais declarados. O objetivo é prevenir abusos e garantir que o cumprimento da pena ocorra sem constrangimento. Atualmente, essas alas funcionam na Penitenciária Jason Soares Albergaria, em Bicas, e no Presídio de Vespasiano, ambos na Região Metropolitana. Nesses locais, que têm as paredes pintadas de rosa, os presos podem se maquiar, fazer as unhas, manter os cabelos compridos e são chamados por seus nomes sociais. A transferência para essas unidades acontece apenas mediante vontade do próprio detento.

Serviço: Dia Nacional de Visibilidade Trans - Penitenciária de São Joaquim de Bicas promove edição especial do “Dia da Beleza” no Anexo LGBT


Data: 29/01/2016 – sexta-feira
Horário: 10h30
Local: Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria
Endereço: Av. C, nº 550, Bairro Primavera – São Joaquim de Bicas
Fontes: Coordenador da Comissão Estadual de Políticas de Enfrentamento às Fobias Relativas à Orientação Sexual e à Identidade de Gênero, Flávio Ribeiro.