O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da sua Unidade de Treinamento (UTRE), está realizando nesta quarta-feira (4/5) uma capacitação voltada para as forças policiais intitulada “Atividade Policial - da sobrevivência à liderança". O evento está sendo realizado no auditório JK, da Cidade Administrativa, na capital mineira.

O objetivo é abordar conhecimentos que auxiliam na capacitação de servidores quanto à atividade policial, operacional e possíveis consequências jurídicas dessas atividades, proporcionando reflexões no que se refere à integração de diferentes instituições de segurança. Dentre os temas abordados, destacam-se “Liderança Extrema”, que apresenta o desafio de liderar equipes de alto rendimento e que enfrentam o perigo diuturnamente, e “Direito Operacional”, que visa discutir o domínio jurídico diante das tarefas operacionais. Os temas foram trazidos no período da manhã, respectivamente, pelo Tenente Coronel Maurílio Nunes, ex-comandante do BOPE RJ e comandante do 23º Batalhão da PMRJ, e pelo major Leonardo Novo, oficial da PMRJ com ampla experiência em Operações Especiais – BOPE e Colômbia.

No período da tarde estão sendo apresentados temas como: o “Novo Cangaço”, um tipo de crime que vem assolando a sociedade, quando quadrilhas altamente armadas sitiam cidades e promovem crimes em diferentes partes do país, e os “Processos de Capacitações e Formação de Tropas Especiais”, que versa sobre a instrução e preparação de tropas especiais para combaterem de forma eficaz e enérgica esse tipo de criminalidade.

Para fechar o encontro será apresentado o tema: “Mentalidade de Combate”, que irá abordar casos reais para fomentar o debate sobre formas de se diminuir a vitimização policial, por meio de comportamentos ativos. Os convidados da tarde são o major Daniel Lopes, subcomandante do BOPE da PMMG; o capitão Fernando Antunes, oficial da PMMG e ex-comandante do time de negociadores do BOPE da PMMG; e o investigador da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Matos, que é chefe da Unidade de Treinamento da Sejusp e comandante da Core PCMG.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, as capacitações são fundamentais para formar profissionais de excelência. “Temos obsessão por treinamentos. Essa é uma missão nossa na Sejusp: sempre capacitar. Queremos deixar este legado. Estes grandes nomes que estão aqui hoje são como irmãos e têm muito a ensinar”, disse o chefe da pasta durante a abertura do evento.

Participam da capacitação servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Sistema Socioeducativo, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Fotos: Victor Laia