MANHUAÇU - O 6º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito da 12ª Companhia Independente, através do Grupamento de Meio Ambiente, sediado em Manhuaçu e responsável pelo policiamento ambiental de 12 municípios, está fazendo mais uma campanha sobre a pesca legal. A atividade tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se obter a Carteira de Pesca do Instituto Estadual de Florestas - IEF.

Com ela, o pescador passa a ter conhecimento da legislação vigente, dos locais permitidos e proibidos para a prática da pesca, bem como da tabela de tamanho mínimo para a captura do peixe. Desta maneira, a prática da pesca de forma legal permite uma regular procriação das espécies de peixe, através do uso sustentável, sem degradar o meio ambiente.

A campanha está sendo difundida pelos meios de comunicação nas 121 cidades sob responsabilidade da fração e em faixas e outdoors. O Pelotão providenciou a divulgação de folders contendo dicas sobre como obter a Carteira de Pesca, os locais permitidos e os proibidos para pesca, tabela de tamanho mínimo para captura de peixe e orientações sobre a piracema.

A Carteira de Pesca pode, ainda, ser obtida pelo site www.ief.mg.gov.br. Para isso, basta o interessado preencher um formulário e imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), juntamente com a Carteira de Pesca. São isentos da taxa de pagamento, no valor de R$ 24,01 (pesca desembarcada) e de R$ 54,06 (pesca embarcada), os aposentados e maiores de 65 anos, para homens, e 60, para mulheres, assim como os menores de 12 anos. As pessoas isentas devem comparecer ao escritório do IEF mais próximo para obter a carteira.

É importante observar que, mesmo com a Carteira de Pesca, é proibido pescar nas lagoas marginais, a menos de 200 metros a montante e a jusante de corredeiras; a menos de 200m da confluência do rio principal e a menos de 300 metros dos

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br 30/06/09

Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais