O Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD) é a unidade resultante do funcionamento conjunto, em um mesmo espaço físico e organizacional, das comunicações operacionais da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, realizadas por meio dos números 190, 197 e 193, respectivamente.
A unidade, que atende atualmente cerca de 7 milhões de chamadas por ano, tem por finalidade coordenar e gerenciar as ações operacionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, gerindo métodos de captação, organização e difusão de ocorrências processadas segundo as competências legais dos respectivos órgãos, nos casos das emergências policiais e de bombeiros.
Localizado na Cidade Administrativa, na capital mineira, o centro atende às Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) 1, 2 e 3, contemplando as regionais de Belo Horizonte, Contagem e Vespasiano, contabilizando o total de 34 municípios amparados. O CIAD se fundamenta tecnicamente na centralização do atendimento de chamadas telefônicas, de despachos de recursos operacionais das polícias e de bombeiros, e no processamento automatizado dos registros de ocorrências efetuados, por outros meios, pelos órgãos integrados.
Instituída em 2004, a integração das comunicações operacionais possibilitou a melhoria dos processos de teleatendimento e de despacho de viaturas das três instituições de segurança, bem como o intercâmbio de informações entre elas e a liberação de efetivo policial. O resultado é a maior qualidade e agilidade no serviço prestado à população.