O gosto de Alisson pelo esporte veio em 2003, quando ele ainda era adolescente e se inscreveu na oficina de basquete do Fica Vivo!, do Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) Rosaneves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O jovem conheceu o slackline em 2009 e logo depois adquiriu seu próprio equipamento e começou a treinar. Em 2012, após deixar a oficina de basquete, Alisson desenvolveu um projeto para montar uma oficina da prática de slackline pelo CPC Veneza, também localizado em Ribeirão das Neves. No inicio de 2013 o projeto foi aprovado e a oficina teve início em junho, com aulas todas as quartas e quintas-feiras, às 14h.

Alisson explica as vantagens do slackline para os jovens de sua oficina: “Esse esporte proporciona muitos benefícios físicos e mentais, como o equilíbrio, concentração, consciência corporal, velocidade de reação e coordenação motora. É ideal para jovens”. Atualmente a oficina atende a 12 jovens. “Muita gente da comunidade ainda não conhece o slackline, mas temos a expectativa de atrair um público na faixa de 13 a 18 anos”, 5.jpgcompleta.

O Slackline

Com origens na escalada, onde se popularizou como treino de equilíbrio, o slackline é um esporte em que o praticante deve conseguir se equilibrar sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, sem tocar o solo, geralmente 30 cm abaixo. Mais comum de ser visto em praias e praças, o esporte vem se difundindo pelo mundo e no Brasil, quando chegou por volta de 2009.