É em meio a taças, pratos e bandejas que adolescentes em cumprimento de medida no Centro Socioeducativo Nossa Senhora Aparecida (CSENSA) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) têm passado parte do dia. Na unidade, 20 jovens fazem o Curso de Treinamento e Noções Básicas de Atendimento em Salão graças a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores de Bares e Restaurantes de Montes Claros e o Programa Se Liga, da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) da Seds.

Selecionados por critérios técnicos e de segurança, os jovens assistem aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e recebem noções básicas sobre o os ofícios de garçom e barman e também lições de culinária. No fim, terão formatura e certificado.

Os professores Leonardo Ferreira Gomes e Sérgio Fonseca Prates são os responsáveis pelos módulos práticos e teóricos do curso. Com a parceria, a unidade pôde adquirir apostilas e material específico da atividade, como utensílios de cozinha, taças, talheres e bandejas.

Jovens realizam aula prática de organização de mesas (Foto: Divulgação/SEDS)

O diretor-geral do centro socioeducativo, Denilson Viana, diz que uma primeira versão do curso foi oferecida no passado, mas limitou-se a uma exibição de vídeos e palestras. “Agora com o Se Liga e o Sindicato dos Trabalhadores de Bares e Restaurantes nos apoiando, podemos oferecer melhor estrutura, com os instrumentos adequados e realmente preparando os jovens para a atuação no mercado”, explicou Viana.

Segundo o diretor, o treinamento é acompanhado de perto pelas pedagogas Adicilene Souza e Hosmária Maia, que oferecem suporte às atividades e atuam para identificar deficiências no processo.

Um dos alunos afirma vir de família atuante no ramo e viu no curso a oportunidade de refazer seu caminho. Aprendendo a nova profissão, ele afirma ter renovado seu interesse pela área e já traça planos de, ao final do cumprimento da medida, voltar a Belo Horizonte e buscar um emprego na área ou até mesmo trabalhar com a mãe.

A ex-diretora da unidade Vanessa Alves foi escolhida pelos jovens para ser a madrinha da turma. A parceria com o Sindicato e o Se Liga foi firmada quando ela dirigia o Csensa, a partir da constatação da carência de profissionais qualificados na área em Montes Claros.

“Nosso maior desafio no processo de ressocialização dos jovens é conseguir o apoio da sociedade civil. Quando podemos atuar junto a entidades e organizações, potencializamos nosso atendimento, dando maior sentido e estrutura à nossa atividade”, afirma Vanessa.

Se Liga


O programa Se Liga, da Suase, tem o objetivo de ajudar jovens no retorno ao convívio social por meio de escolarização e formação profissional dos jovens durante o cumprimento de medidas.


O programa é de livre adesão, sendo que cada adolescente pode escolher de que forma irá participar, considerando os eixos saúde, profissionalização, educação, família, trabalho e renda. Nessa perspectiva, a proposta é que o jovem consiga extrair, da oferta apresentada, uma utilidade que contribua para a sua trajetória fora da unidade socioeducativa e que possibilite novas conexões com a cidade.


Por: Paula Roberta