Além de estruturar-se física e operacionalmente nos três centros (CIAD, CINDS e DDU), o Sistema Integrado de Defesa Social(SIDS) compreende um conjunto de outras atividades nas áreas de tecnologia e gestão da informação voltadas para o suporte operacional e estratégico das instituições de Defesa Social.

Especificamente quanto à tecnologia e gestão da informação, as atividades do SIDS compreendem o gerenciamento do desenvolvimento de sistemas de informação para modernizar e dar celeridade à atuação dos órgãos, bem como muni-los de informações mais completas e fidedignas sobre os eventos de Defesa Social e sua própria atuação operacional e estratégica.

Nesse sentido, seguem abaixo informações sobre alguns dos Módulos do SIDS (que são alguns dos sistemas informatizados utilizados de forma integrada pelas instituições de Defesa Social para atingir os objetivos anteriormente descritos): CAD, REDS e PCnet. Após isso, são apresentados outros projetos desenvolvidos, também na área de tecnologia e gestão da informação.

CAD - Controle de Atendimento e Despacho

REDS - Registro de Eventos de Defesa Social

PCNet - Sistema de Informatização e Gerenciamento dos Atos de Polícia Judiciária