A abertura das festividades aconteceu na tarde de hoje, dia 3, sendo marcada pela apresentação de uma peça teatral que teve as próprias detentas como atrizes. Em seguida elas assistiram a uma palestra sobre direitos da mulher, com foco na Lei Maria da Penha. Já amanhã, quarta-feira, dia 2, haverá oficinas, dinâmicas e filmes, atividades coordenadas pela equipe de serviço social da unidade. Na quinta-feira, dia 4, a Pastoral Carcerária organizará, junto com as detentas, momentos dedicados à música gospel. Por fim, na sexta-feira, dia 5, as presas terão a oficina “Mente sã em corpo são”, tendo como tema a saúde da mulher e a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

Para o superintendente de Atendimento ao Preso, Guilherme Augusto de Faria Soares, a realização de atividades comemorativas faz parte da política prisional do Estado. “A mulher na situação de prisão se sendo muito abandonada. Quando o sistema prisional dá importância ao Dia Internacional da Mulher, fazendo eventos comemorativos, demonstra preocupação com a humanização da pena. Não é porque está presa que ela deixou de ser mulher”, diz.

No Presídio Feminino José Abranches Gonçalves, em Ribeirão das Neves, as atividades serão divididas em dois dias. Na sexta, as próprias presas irão apresentar uma peça de teatro e assistirão a uma palestra sobre DST. Já no dia 17 deste mês, acontecerá o Dia da Beleza, que, de acordo com a diretora geral da unidade Raquel Alves de Paula, é a atividade preferida das detentas. Profissionais do Instituto Embelleze irão até a unidade fazer tratamento dos cabelos, maquiagem, spa dos pés, sobrancelha de henna, entre outros atendimentos.

Agentes

No Presídio Antônio Dutra Ladeira (PRADL), as comemorações serão destinadas às servidoras da unidade penitenciária. Na quarta e quinta-feira (dias 2 e 3), elas serão maquiadas e fotografadas por profissionais que irão até a unidade. Depois, receberão as fotos de presente. Apesar de a ação acontecer no PRADL, as agentes das cinco unidades prisionais de Ribeirão das Neves foram convidadas a participar.

No Complexo Penitenciário Feminino Estêvão Pinto (Piep), as comemorações terão dois momentos distintos: um voltado às presas e outro às agentes penitenciárias. Na manhã do dia 10 de março, cerca de 300 detentas terão palestra sobre saúde bucal e oficina na qual serão ensinadas técnicas de respiração, alongamento e relaxamento, além de uma aula de ginástica coletiva. Também faz parte da programação uma oficina de maquiagem e invasão de palhaços, apresentação de teatro e circo da companhia Ciacunstância.

Também na tarde do dia 10, as agentes da Piep vão comemorar o Dia das Mulheres. Elas terão uma palestra sobre noções de saúde bucal e atendimentos gratuitos de higiene facial, quick massage, sobrancelha, corte de cabelo e alinhamento de coluna.

 

Crédito foto: Osvaldo Afonso