O curso faz parte da lista de capacitações que serão promovidas ao longo do ano pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) por meio da Subsecretaria de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social (Supid). Organizada pelo Núcleo de Ensino Integrado (NEI), esta é a primeira das sete turmas previstas para o ano de 2011.


Treinamento


img_1177.jpgPara o diretor-geral da Acadepol, delegado Marco Antônio Monteiro de Castro, a capacitação é base de fundamentação para o Projeto Mediar, realizado dentro das delegacias de Polícia Civil de Minas Gerais. Para ele, os delegados e as equipes multidisciplinares que compõem as unidades policiais devem apaziguar os conflitos que são a eles levados, na tentativa de que se encerrem por ali, não retornando à delegacia como crime de maior gravidade.

O curso possibilitará aos policiais compreender situações concretas ou potenciais de violência e criminalidade que possam ser solucionadas a partir da metodologia do programa, que se baseia na resolução de conflitos por meio do diálogo e da participação voluntária dos envolvidos.


Respeito

Seguindo a filosofia de Polícia Comunitária, a formação tem duração de 40 horas/aula e está dividida em seis disciplinas. Ao final do treinamento, os servidores estarão aptos a construir um modelo policial preventivo, compreender as especificidades do ato de mediar conflitos e analisar os aspectos delineadores da mediação no âmbito da Polícia Civil e da Defesa Social.

Segundo o gerente do Projeto Estruturador Avaliação e Qualidade da Atuação dos Órgãos de Defesa Social, José Francisco da Silva, a capacitação qualifica ainda mais a Polícia Civil, que vivencia um processo de modernização responsável por garantir aos cidadãos melhores níveis de atendimento e respeitabilidade. “A mediação de conflitos desempenhada pela Polícia Civil é ação nobre, que tem como consequência a diminuição dos índices de criminalidade,” relata.

 

Crédito foto: Divulgação/Seds