Na programação do seminário estão previstas palestras sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e as Medidas Socioeducativas (MSE), a política estadual de apoio às medidas em meio aberto, a fundamentação jurídica para a execução das MSE e também a implantação das medidas de liberdade assistida, além da articulação e acompanhamento de rede.

As palestras serão seguidas de debates, para que todos os participantes possam tirar dúvidas, apresentar sugestões e trocar experiências. A gerente de Meio Aberto, da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), Adriana Nunes Vasconcelos, destaca que o objetivo principal do seminário é capacitar os técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), os conselheiros tutelares, os gestores municipais e os orientadores educacionais.

Apoio


O seminário conta com representantes de Carangola, Fervedouro, Pirapetinga, Leopoldina, Divino, Espera Feliz, Manhumirim, Muriaé e Cataguases. O Creas integra o Sistema Único de Assistência Social, é uma unidade pública estatal de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalhos para oferecer apoio e acompanhamento especializado. A unidade articula os serviços de média complexidade e atua com demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD).