Neste 4º Encontro serão tratados temas importantes como educação e abordagens de ocorrências no trânsito. O evento é organizado pela Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito (DMAT) da Polícia Militar de Minas Gerais, e acontece no Hotel Tauá, na região Metropolitana de Belo Horizonte até o dia 31 de agosto.  Cerca de 450 policiais militares de todo o Estado participam do Ecomat.

“Posso dizer que a população abraçou a campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Sem Bebida”, tendo inclusive virado assunto principal em várias rodas de conversa de bares e restaurantes. Nesse sentido, para que as ações sejam ainda mais exitosas, é imprescindível a troca de informações com os policiais envolvidos nessa temática”, ressaltou o secretário Lafayette Andrada. 

“Esperamos estar sempre alinhados na conduta de preservar a integridade física dos cidadãos mineiros”, completou o diretor de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, coronel Sergio Augusto Veloso Brasil.

Ações:

Desde o dia 14 de julho, as blitze educativas e punitivas da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, fazem parte da rotina dos belorizontinos. As ações são realizadas de forma integrada, entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e BHTrans, e acontecem, preferencialmente, entre quarta-feira e domingo.

A implementação da campanha impactou em 42% na redução do número de acidentes envolvendo condutores embriagados em Belo Horizonte. O número de acidentes com vítimas nos quais algum dos envolvidos havia consumido álcool caiu de 59 para 34 registros, na comparação entre o primeiro mês da campanha, ou seja, do dia 14 de julho a 14 de agosto, e o mesmo período do ano passado.

No caso dos acidentes com morte, provocados por motoristas alcoolizados, a redução foi de 31%, tendo sido registrados 16 casos neste período em 2010, contra 11 ocorridos este ano.


Balanços

Somente após o dia 5 de agosto, quando teve início a fase definitiva da campanha, marcada pela adoção de critérios mais rígidos, foram abordados 1.634 veículos, resultando em 98 registros de infração de trânsito, decorrentes de teor etílico do condutor entre 0,14 e 0,33mg/l, apontados pelo bafômetro. As penalidades impostas a eles foram a multa e recolhimento de carteira

Ocorrerem 38 crimes de trânsito, quando o motorista sopra o bafômetro e o teor etílico fica acima de 0,34 mg/l. Eles foram multados, tiveram a carteira recolhida e tornaram-se alvo processo criminal.

Apenas 44 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro na fase definitiva da campanha, sendo considerados por isso como autores de infração de trânsito. Eles tiveram a carteira recolhida e foram multados em R$ 957,70.

Ampliação

Posteriormente, a campanha será levada para cidades de grande porte do interior, como Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares e Montes Claros. Em um terceiro momento, cerca de 40 cidades polo de Minas Gerais,  como Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Ubá, também receberão as ações.

 

ecomat3.jpg

Crédito foto: Arquivo Seds