A Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade (Cepec), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), apresentou nesta quinta-feira (1º) as políticas de prevenção realizadas em Minas no Seminário Nacional de Polícia Comunitária, que está sendo realizado em Porto Alegre. O evento, que teve início na terça-feira (30) e se estenderá até sexta (2), é uma realização da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul e da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O diretor do Núcleo de Articulação Comunitária da Cepec, Talles Andrade de Souza, foi um dos 35 palestrantes convidados para o seminário. Em sua apresentação, Talles abordou um pouco da experiência da secretaria e a proposta da gestão integrada, explicando sobre as políticas e programas de prevenção à criminalidade desenvolvidos em Minas, com foco no Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!. O diretor falou ainda sobre a relação do Grupo Especializado de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) com o policiamento comunitário, eixos de proteção social e intervenção estratégica, além de apresentar alguns conceitos e resultados dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Defesa Social em Minas.
Troca de experiências
Talles acredita que a participação no Seminário de Polícia Comunitária é fundamental para que os órgãos possam refletir sobre o papel das polícias e dos novos modelos de segurança. “A presença em Porto Alegre é importante para um processo de autocrítica. Ao longo desses dias, estamos tendo a oportunidade de conhecer experiências de outros estados para refletir sobre as nossas próprias práticas, pensando em possibilidade de melhorias”, ressalta.
O Seminário Nacional de Polícia Comunitária é direcionado a corporações policiais, órgãos ligados à segurança pública, guardas municipais e lideranças comunitárias, para discutir conceitos e práticas de polícia comunitária. A intenção é contribuir para a formação de uma política nacional de orientação para o setor, a partir da troca e da soma de experiências desenvolvidas em todo o país.
Entre os palestrantes, participam a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki; os secretários de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Beltrame; e do Rio Grande do Sul, Airton Michels; e o coordenador nacional de Polícia Comunitária, Erisson Lemos Pita. O seminário conta ainda com apresentações do inspetor da Polícia Nacional do Japão (Modelo Koban), Koichi Marauyama, e do representante da Secretaria de Segurança Pública de Santa Fé, na Argentina, Enrique Fonte. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, fez a palestra de abertura.