Nova Serrana, segundo acordo firmando entre o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant´Anna, o chefe de gabinete da Polícia Civil, Dr. Jésus Trindade, Ministério Público, Poder Judiciário, e lideranças policiais e políticas locais, receberá um Batalhão de Polícia Militar e uma Delegacia Regional de Polícia Civil entre março e abril do próximo ano. A cidade também terá militares treinados para atuação no Grupamento Especializado em Áreas de Risco (Gepar) e deve assinar, nos próximos meses, uma parceria com o Executivo para fomento de atendimento em meio aberto de adolescentes infratores.

Divinópolis também firmou acordo para ampliação do atendimento socioeducativo em meio aberto. Além disso, o município vai assinar convênio com o Estado, no segundo semestre, para ampliação do atendimento de dependentes químicos em clínicas e comunidades terapêuticas.

Já a cidade de Pitangui, terá sua cadeia, hoje administrada pela Polícia Civil, assumida pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) até dezembro deste ano. Com isso, os policiais militares e civis do município, que hoje têm a responsabilidade de guarda dos presos, serão liberados para exercer seus papeis de prevenção, repressão e investigação.

“Temos percebido um grande empenho das polícias na tentativa da redução da criminalidade. Neste ano, já temos um cenário de queda entre os meses de abril e junho em todo o Estado. Acreditamos que intervenções estratégicas do Comitê Interinstitucional, como esta, são positivas e podem contribuir com a reversão dos índices”, destacou o secretário, Rômulo Ferraz.

O subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel Adeli Silvio Luiz, também ressaltou a importância desta articulação regional. “Sabemos da importância desta parceria na esfera regional e de como o envolvimento de vários órgãos pode trazer resultados diferenciados.” Já o chefe de gabinete da Polícia Civil, Jésus Trindade, destacou que a região integrada ganhará 12 novos delegados no primeiro semestre do próximo ano e que este incremento vai contribuir para o atendimento de parte das demandas da instituição na 7ª Risp.

Reuniões no interior

Divinópolis é a quarta cidade do interior do Estado a receber a cúpula da Defesa Social, que até final do ano irá se reunir com todos os comandantes das regiões da Polícia Militar e chefes de departamentos regionais da Polícia Civil nas 18 Risps do Estado. Nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a dinâmica já foi iniciada, houve redução de 15% dos homicídios entre os meses de março e abril deste ano.

A nova metodologia das reuniões do Igesp (Integração da Gestão em Segurança Pública) foi anunciada pelo secretário Rômulo Ferraz em maio, no lançamento do Plano Integrado de Enfrentamento à Violência. Além das reuniões regionalizadas nas Risps do interior, o novo formato da metodologia prevê a realização do Igesp Temático de Proteção Pública, voltado para o acompanhamento das metas definidas no ano para o Corpo de Bombeiros. As Risps de Montes Claros e Ipatinga já receberam reuniões da cúpula da Defesa Social, que contam também com o envolvimento da Justiça e do Ministério Público. Na última terça-feira (03.07), foi a vez da cidade de Passos, que compõem a região integrada de Poços de Caldas.

A Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) é um modelo de organização e gestão do trabalho policial para integrar ações e informações de segurança. Iniciada de forma pioneira em Minas Gerais em 2003, a metodologia foi um dos fatores responsáveis pela redução de quase 50% dos índices de criminalidade no Estado nos últimos anos. O Igesp contempla áreas de atuação, procedimentos, metodologias e delimitação de territórios geográficos comuns, em níveis operacionais, táticos e estratégicos.

Crédito foto: divulgação Seds