"É uma ação revolucionária, inédita no país. Nós estamos renovando integralmente - pela primeira vez na história - toda a frota da Polícia Militar que atende a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, nós estamos deslocando cerca de 450 viaturas, em bom estado, para regiões do interior, com prioridade, para as cidades que não têm viaturas", afirmou o governador.

Em seu pronunciamento durante solenidade na Academia de Polícia Militar, o governador destacou que todo o Estado será beneficiado com a renovação da frota da capital, já que os veículos serão remanejados para outras regiões da Polícia Militar. A redistribuição permitirá que 100% dos municípios mineiros passam a ser contemplados com viatura policial.

"É com alegria muito grande que nós entregamos aos diversos comandos da região metropolitana as novas viaturas que atenderão não apenas esta região, onde os indicadores de violência são maiores. Essas viaturas possibilitarão a outras regiões do Estado, já de imediato, receber viaturas que estavam em serviço nesta região para que possam atender aquelas que estavam desprovidas desse tipo de equipamento".

Manutenção terceirizada

O governador explicou que a manutenção terceirizada da frota, além de acabar com o sucateamento e o elevado índice de baixas em viaturas, aumentará a capacidade real de segurança da Polícia Militar em função da maior disponibilidade de veículos nas ruas.

"O novo sistema de terceirização da manutenção significa que o número médio, histórico em Minas Gerais, de cerca de 40% das viaturas baixadas, sem condições de uso, deixa de existir. Nessa nova formatação, quando uma viatura estiver indisponível, num prazo máximo de 24 horas, uma nova viatura estará à disposição para suprir aquela ausência, portanto, para completar o conjunto de cerca de 530 viaturas da Região Metropolitana", explicou.

A expectativa é de que a manutenção terceirizada da frota possa permitir à PMMG, reduzir custos e aumentar, em 25%, sua capacidade real de segurança, em função do melhor desempenho dos veículos e da maior disponibilidade operacional deles.

Pelo contrato, a empresa vencedora do processo de licitação (Júlio Simões Transportes e Serviços, de São Paulo) deverá manter, durante os próximos 30 meses, os veículos em perfeito estado de conservação, segurança e funcionamento, estabelecendo a realização efetiva e eficiente das manutenções preventivas.

Também providenciará a reposição imediata de viaturas, em caso de avarias ou revisão, e de pneus em caso de avarias ou a cada 25 mil quilômetros rodados e oferecerá serviço de assistência 24 horas para socorros diversos. Outra vantagem da terceirização da manutenção das viaturas é que a PM poderá desativar cerca de 70% das oficinas liberando os militares para que possam exercer outras atividades.

Combate à criminalidade

O governador ressaltou que a renovação da frota policial da RMBH e a gestão terceirizada representam mais um esforço das forças de segurança pública do Estado para o enfrentamento da criminalidade, do crime organizado e da violência.

"Os esforços que temos feito, desde o início do governo, têm sido compartilhados por cada um dos senhores. Iniciamos com dificuldades, mas nenhuma outra área recebeu tantos investimentos que a área de segurança. E no momento em que o estado recupera sua capacidade de investimento e volta a acessar instrumentos de financiamentos internacionais, estejam certos de que nós continuaremos investindo de forma vigorosa na área de segurança, nos profissionais e nos equipamentos", afirmou.

Durante a solenidade, o governador entregou, simbolicamente, as chaves de 20 viaturas para os comandantes dos batalhões localizados nos municípios da RMBH. O Comando de Policiamento da Capital - CPC (8ª RPM) vai receber 267 viaturas. Outras 135 veículos serão destinados à 7ª RPM (Região Metropolitana Oeste). A 11ª RPM (Região Metropolitana Leste) receberá 91 veículos. O Comando de Policiamento Especializado (CPE) receberá 27 e a Academia de Polícia Militar 8 viaturas.

As viaturas, modelos Gol 1.6 totalflex, são equipadas com sinalizador acústico visual e o transceptor VHF/FM Móvel. O governador também conheceu duas viaturas do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE).

Investimentos

Em 2003 e 2004, o Governo do Estado investiu R$ 28 milhões para aquisição de 697 novas viaturas para a Polícia Militar e Polícia Civil. Em 2005, a corporação já recebeu 211 viaturas fruto de doações, convênios e recursos do Tesouro estadual e Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Desde 2003, o Governo do Estado já adquiriu 1707 viaturas para as polícias Civil e Militar e para o Sistema Penitenciário. Até o final deste ano, a área de segurança pública de Minas Gerais receberá R$ 172 milhões.

"Essa é mais uma ação no conjunto de ações que nós, ao longo desses dois anos e meio, estamos desenvolvendo para dar aos homens de segurança melhores condições de trabalho para enfrentar a criminalidade. E já temos tido indicadores que mostram que estamos no caminho certo, e vamos buscar cada vez fazer melhores e mais adequados investimentos e, sobretudo, cada vez mais integrar as nossas ações para otimizarmos sejam os recursos humanos, sejam os recursos financeiros", completou Aécio Neves.