As obras do CIA de Governador Valadares começaram em abril de 2002, numa primeira etapa finalizada em dezembro daquele ano. A segunda etapa começou em março de 2003 e terminou em dezembro do ano passado.

Durante a inauguração, o secretário Anastasia anunciou que está em fase final a licitação para a compra de equipamentos para as polícias Civil e Militar de Governador Valadares, no total de R$ 1,2 milhão. Ele anunciou também, para 2006, a substituição, por agentes de segurança penitenciários, dos policiais civis que fazem a guarda da cadeia pública de Valadares.

Antônio Augusto Anastasia ressaltou a intenção e o trabalho do governo de investir na defesa social, fortalecendo os órgãos de combate à criminalidade, com o o objetivo de gerar na população um sentimento de segurança que substitua a sensação de incerteza e insegurança que paira sobre a sociedade nos dias atuais.

Abertura de novas vagas

Este é o segundo centro para menores a entrar em operação no Estado neste ano. Já foi inaugurado o CIA de Teófilo Otoni e na primeira semana de novembro será a vez de Montes Claros, totalizando a abertura de 190 novas vagas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Minas Gerais. Ainda em 2005, a Seds inaugura mais duas unidades em Belo Horizonte, ampliando a capacidade de atendimento em 110 vagas e, em 2006 está prevista a conclusão das obras de mais cinco unidades no interior e RMBH, num total de 280 novas vagas.