De acordo com o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, com as novas viaturas, as unidades prisionais poderão atender, de forma mais eficaz e com maior agilidade, todas as demandas do Poder Judiciário e de outros órgãos de Defesa Social que requisitarem escoltas. “Esse é um passo muito importante para o sistema prisional mineiro”, completa.

mini_entrega_de_viaturas_-_jos_maria_alkimin_034.jpgAlém dos 26 carros e das cinco ambulâncias que foram entregues nesta manhã, outros sete automóveis já foram cedidos para seis unidades prisionais de Betim, Contagem, São Joaquim de Bicas e Ribeirão das Neves, municípios localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com todas as novas aquisições, a frota, que antes era 320 veículos, subirá para 570 ainda este ano, o que representa um aumento de quase 80% no número de viaturas.

O superintendente de segurança da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), André Luís Teixeira Mourão, explica que são escoltados 15 mil detentos por mês, em média, e que, com essa demanda, a entrega dos automóveis é um grande ganho para as unidades prisionais. “Além disso, como os carros são novos, podemos garantir maior segurança no transporte dos presos”, ele ressalta.

Centrais de Escolta serão inauguradas

mini_entrega_de_viaturas_-_jos_maria_alkimin_172.jpgDepois de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, Ribeirão das Neves e São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, serão as próximas cidades que receberão uma Central Integrada de Escolta. O superintendente André Mourão esclarece que, em municípios em que há uma maior concentração de unidades prisionais, a central administra o transporte dos detentos, otimizando a operacionalização das escoltas e contribuindo com a economia do dinheiro público. “Com a concentração das demandas, mais de um estabelecimento prisional do município pode ser atendido ao mesmo tempo”, declara.

Em Ribeirão das Neves, que possui seis unidades prisionais, a Central Integrada de Escolta está prevista para ser inaugurada até o fim do semestre. Já em São Joaquim de Bicas, município que conta com três estabelecimentos prisionais, a central deverá ficar pronta no final deste ano.
 
 
Crédito fotos:
 
Mayara Gouvea/ Ascom Seds
 
Renato Cobucci/ Imprensa MG