Segundo o subsecretário de Administração Penitenciária, Agílio Monteiro Filho, tanto a guarda quanto a escolta de presos são responsabilidade da Administração Penitenciária e a criação de um corpo profissional com esta finalidade é um grande avanço para a segurança pública. “Estamos conseguindo resolver um problema histórico em Minas que é desonerar as polícias Civil e Militar da guarda de presos. Em algumas unidades estas instituições já foram totalmente substituídas e nas unidades a serem inauguradas neste ano a guarda interna e externa será realizada pelos agentes de segurança.“

No segundo semestre de 2005 a Subsecretaria de Administração Penitenciária (SUAPE) assumiu a guarda das penitenciárias José Maria Alkmim, em Ribeirão das Neves e Nelson Hungria, em Contagem.

Seleção

O processo de seleção foi aberto em novembro de 2004, com seis etapas classificatórias, sendo a última o Curso de Formação Técnico Profissional.

A formação teórica, coordenada pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (EFAP) foi realizada na Academia de Polícia Civil (Acadepol) e contemplou noções da Lei de Execuções Penais, Direitos Humanos, Organização Penitenciária, entre outras, além da visita técnica à Divisão de Tóxicos da Polícia Civil.

Já o treinamento técnico foi realizada no Clube do Sesc onde foram desenvolvidos os procedimentos operacionais padrões, tais como condução e escolta de presos, trânsito interno e gerenciamento de crises.