Integrantes dos órgãos de Defesa de Minas Gerais se reuniram com um comitê de especialistas em segurança da Rússia nesta terça-feira (19/05), na Cidade Administrativa, para trocar experiências na área e compartilhar informações estratégicas entre os dois países.
O comitê apresentou o modelo de segurança chamado Cidade Segura, utilizado nas olimpíadas de inverno de 2014, na cidade russa de Sochi. Durante o evento, o país não registrou nenhuma ocorrência grave, mesmo com ameaças terroristas, e credita isso ao sistema de segurança utilizado.
Os russos também irão conhecer o sistema integrado de defesa social de Minas Gerais, que atua de forma estratégica durante os grandes eventos que acontecem no estado. “Eles vieram propor uma parceria. Os representantes russos estão apresentando a metodologia integrada de defesa deles e nós mostraremos a nossa”, disse o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Vicente Salgueiro.
O Brasil e a Rússia são parceiros estratégicos - ambos integram o BRICS - que é um grupo formado por cinco países considerados emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “No Brasil, optamos por conhecer o sistema de defesa integrada utilizado por Minas Gerais e pelo Rio Grande do Sul. Estamos interessados primeiramente na troca de informações. Queremos importar e exportar êxitos”, revela o chefe da Representação Comercial da Rússia no Brasil, Sergey Loginov.
Por: Dayana Silva
Fotos crédito: Gil Leonardi