Presos da Penitenciária Francisco Floriano de Paula, de Governador Valadares, vão aprender a lapidar pedras e a fazer semijoias, graças a parceria que será firmada nesta segunda-feira, 20.06, às 20h, no auditório local da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Juntaram-se na empreitada a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o Poder Judiciário, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a empresa Nevestones.
A primeira turma do curso terá 15 presos aos cuidados da artista plástica especializada em joalheria Maria Lúcia Barbosa. Os equipamentos e os insumos que serão utilizados pelos detentos, como metais comuns e pedras de pequeno valor comercial, serão ofertados pela Nevestones, empresa especializada no comércio de pedras preciosas e semipreciosas, idealizadora do projeto, batizado de Lapidar-se. A previsão é de que o curso seja iniciado no dia 1º de julho.
O simbolismo do aprendizado de lapidação para condenados em processo de ressocialização junta-se à conveniência de qualificá-los num ramo de atividade econômica que é tradicional em Governador Valadares