O secretário de  Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, e subsecretários estiveram presentes, no dia 15.12, na 11ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), em Montes Claros. A equipe participou de duas reuniões, uma com autoridades do Poder Judiciário, Defensoria Pública, polícias Militar, Civil e Federal e outra com diretores de unidades prisionais de 11 cidades da região.

“Humanizar o sistema prisional e valorizar os servidores são algumas das principais metas”, explicou o secretário, que já esteve reunido em Ipatinga, Uberlândia e Teófilo Otoni com diversos profissionais, cujas atividades mantêm relações com o sistema prisional.

Estiveram presentes nas duas reuniões o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Administração Prisional - SEAP, major Edmar Assis; o subsecretário de Segurança Prisional, Washington Clark; a subsecretária de Humanização do Atendimento, Emília Castilho; o subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Wilson Gomes e a corregedora da SEAP, Katiúscia Fernandes.

Diálogo

Na sala de reuniões da 11ª RISP, na parte da manhã, o secretário e sua equipe ouviram sugestões, problemas e elogios das seguintes autoridades da região: o juiz da Vara de Execução Penal, Geraldo Andersen de Quadros Fernandes; a promotora de justiça, Aimara de Britto Dias Leite Cabaleiro; o defensor público, Cláudio Fabiano Pimenta; o comandante do 10º BPM, capitão Carlos de Freitas Francisco; o comandante da 11ª CIAMESP, tenente coronel Adriano Ribeiro de Freitas; o tenente Carlos Roberto Venuto Junior, representando o comandante do 50º BPM; o subcomandante do 7º BBM, major BM Doriedson Souza e Silva; o chefe do 11º Departamento de Polícia Civil, delegado Renato Nunes Henrique; o delegado regional da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Jurandir Rodrigues César Filho e o delegado substituto da Delegacia de Polícia Federal de Montes Claros, Thiago Garcia Amorim.

O delegado da Polícia Civil, Renato Nunes Henrique, destacou a importância da reunião como um momento de união de esforços e integração. “As instituições aqui representadas trabalham como uma grande engrenagem, todos precisam estar juntos”, valorizou o delegado.

A defensoria pública também manifestou-se favorável e entusiasmada com os objetivos do encontro promovido pela recém-criada secretaria. “Quero parabenizar a todos pela iniciativa e enaltecer os propósitos desta reunião”, disse o defensor público Cláudio Fabiano Pimenta.

Participação

Na parte da tarde a reunião aconteceu no auditório do 10º Batalhão de Polícia Militar, com a presença dos diretores-gerais das unidades prisionais de 11 cidades: Montes Claros (Presídio Alvorada e Presídio Regional), Francisco Sá, Januária, Manga, São Francisco, Bocaiúva, Salinas, Monte Azul, Coração de Jesus, Porteirinha e Janaúba.

O secretário Francisco Kupidlowski reforçou com os diretores a meta da humanização, especialmente por meio do estudo e do trabalho e, também, a valorização dos servidores. Apresentou os subsecretários e a corregedora da SEAP, que falaram sobre as diretrizes de cada área de atuação.

Todos os diretores das unidades prisionais da região puderam expor suas dúvidas, problemas e propor soluções. Ao final, o diretor-geral do Presídio Alvorada e diretor-referência da 11ª RISP, Neemias Moreira dos Santos, agradeceu a presença da cúpula da SEAP em Montes Claros e a oportunidade que foi dada a todos os diretores. “Este momento nos faz sentir fortalecidos e valorizados, confiantes no apoio da secretaria para cumprirmos nossas tarefas no sistema prisional”, concluiu o diretor.

Perspectiva

A chegada do secretário, chefe de gabinete, subsecretários e corregedora da SEAP em Montes Claros começou com uma visita ao anexo do Presídio Regional, que será inaugurado no primeiro semestre de 2017. Toda a área da futura unidade foi vistoriada pela equipe: celas, pátio, salas de atendimento, setor administrativo e operacional.

Por Bernardo Carneiro

Crédito fotos: Bernardo Carneiro/Ascom-Seap