Em uma ação preventiva e social, o Governo de Minas, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), promoveu abordagens a dependentes químicos, na noite de terça-feira (06.06), em Sete Lagoas, nas áreas de uso da cidade. O trabalho, realizado em parceria com o município, foi feito por uma equipe conjunta, composta por policiais militares, profissionais do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS).

OFS 7355.JPG semana acoes integradas políticas sobre drogas sete lagoas.reduzida

“Estamos dando orientações para que o município fomente suas políticas públicas, de forma articulada. Esse trabalho é um exemplo de como essas ações devem ser desenvolvidas”, destaca a subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães. Uma das abordadas pela equipe, Paula Freitas*, de 38 anos, está em tratamento no Projeto Acolher. O espaço, administrado pelo município, é destinado ao atendimento de pessoas em situação de rua e apresenta um alto índice de dependentes químicos.

Paula iniciou o uso de álcool aos 16 anos, no ambiente familiar, e depois passou a fazer uso de cigarro e crack. Aos 30 anos ela optou por viver nas ruas. Mesmo tendo residência fixa e familiares próximos escolheu a rua como abrigo. Era a forma de focar apenas no uso da droga e na expectativa de conseguir cada vez mais substâncias. Em 2016, na tentativa de reestabelecer seu caminho, iniciou o processo de recuperação. “Já não aguentava mais. Meu café da manhã era álcool e drogas. O estômago doía de fome; mas preferia o crack. Cheguei ao ponto de tirar do lixo para comer” lembra.

OFS 7333.JPG semana acoes integradas políticas sobre drogas sete lagoas reduzida

Ela conta que estava na companhia de demais usuários quando foi abordada pela equipe da Supod porque comemorava o aniversário do companheiro, que completou 35 anos na última segunda-feira, 05.06. “Infelizmente, meu namorado não quer se tratar ainda e permanece nas ruas. Acho que minha ausência será melhor para ele e para mim. Preciso seguir em frente”, conta. A equipe acompanhou Paula de volta ao Projeto Acolher, já que mesmo tento apresentado uma recaída no álcool, manifestou o desejo pelo retorno.

Capacitação da Rede para prevenção a recaídas

Para instruir a rede de atendimento de forma técnica, profissionais que trabalham na Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Sistema Prisional, Polícia Militar, Comunidades Terapêuticas e no Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas passaram por uma capacitação de Prevenção a Recaída, na casa de Cultura da cidade.

“O profissional não tem como caminhar pelo outro. Ele pode oferecer ferramentas para que o dependente possa identificar as situações de vulnerabilidade, desenvolvendo habilidades e estratégias de enfrentamento de forma autônoma”, explica o chefe de Gabinete da Subsecretaria de Política sobre Drogas da Sesp, Luciano Pinheiro.

OFS 7372.JPG semana acoes integradas políticas sobre drogas sete lagoas.reduzida

Semana de atividades

As ações da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Sesp em Sete Lagoas buscam reduzir o uso de álcool e outras drogas e continuam até a próxima sexta-feira, 09.06, com atividades variadas. Ainda nesta quarta-feira, 07.06, crianças de escolas públicas participam de atividades lúdicas, por meio de uma gincana, que buscam a conscientização dos malefícios do uso das drogas.

*Nome fictício para preservar a personagem

Matéria: Dayana Silva

Fotos: Omar Freire/ImprensaMG