Que o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado na região central da capital mineira é bonito, todo belo-horizontino já sabe. Mas o grafite pode deixar o que já é cartão-postal ainda melhor. Foi isso que aconteceu com alguns muros do local quando 18 adolescentes que participam do Programa Se Liga, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), grafitaram o que estava cinza e trouxeram colorido e vida para espaço.

Se Liga 1

Os jovens, da faixa etária de 15 a 20 anos, se reuniram na última terça e quarta-feira, 20 e 21.06, para a realização de uma atividade de intervenção urbana proporcionada pelo programa, com o objetivo de fazer com que eles circulem pelos espaços da cidade e se sintam pertencentes a estes ambientes. É o que diz a coordenadora regional do Se Liga – programa desenvolvido Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) da Sesp - Rafaela Pereira Costa. “É importante que estas pessoas, que já passaram por uma medida socioeducativa, comecem a perceber que eles fazem parte da cidade e que podem deixar marcas positivas nos espaços e contribuir para a revitalização destes locais”, ressaltou Rafaela.

Se Liga 2

O grafite foi um pedido dos jovens. O grupo, formado por meninos e meninas, passou a tarde dos dois dias no parque, preparando os muros e pensando na arte a ser exposta. Guilherme Junior de Paula é um dos participantes. “Nunca tinha pintado. É a primeira vez que faço isso. O professor explicou bem a técnica e acredito que para o parque traz uma vida uma nova”. Breno Augusto também participou da grafitagem pela primeira vez. “Eu gostei demais. Achei legal o Se Liga proporcionar este aprendizado pra gente. Vou querer fazer mais vezes”, disse.

O oficineiro Vagner Luiz da Silva, 39 anos, é grafiteiro profissional e trabalha com adolescentes nas casas de semiliberdade e no Programa Fica Vivo!, ambos da Sesp. Foi ele quem acompanhou o grupo e ensinou as técnicas iniciais. Para Vagner, a oportunidade de fazer arte por meio do grafite é ideal para este público porque a maioria dos jovens vem de uma cultura do funk, do aglomerado e a expressão desta realidade fica nítida no grafite. “No parque escolhemos trabalhar a arte abstrata, algo leve, por ter muita criança frequentando. Escolhemos formas geométricas pra combinar com o local e com a estrutura do entorno”, disse.

Programa Se Liga

Atualmente 148 adolescentes são acompanhados pelo Programa Se Liga. Eles são de Belo Horizonte, da Região Metropolitana e de Sete Lagoas. O objetivo do programa é contribuir para a sustentação ou continuidade de projetos desenvolvidos durante o cumprimento da medida, auxiliando na construção de novas oportunidades para os jovens. O programa contribui para o processo de fortalecimento de vínculos comunitários, familiares e sociais, buscando, preferencialmente, utilizar os equipamentos disponíveis da rede de atendimento, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Texto: Flávia Lima

Fotos: Felipe Schneider Reis