Quando uma ocorrência policial ou de bombeiros acontece, logo os telefones do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD), coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), tocam. Do outro lado da linha um profissional de tele atendimento recebe as primeiras informações e faz todos os protocolos de encaminhamento. E são as informações repassadas pelos tele atendentes que fazem os policiais ou bombeiros chegarem até o local indicado pelo cidadão para prestar o socorro à vítima ou o devido atendimento ao cidadão em situação de perigo ou risco.

Nesta sexta-feira, 30.06, uma solenidade marcou o encerramento do Curso Integrado de Tele Atendimento de Emergências, concluído por 20 pessoas, depois de três meses de um treinamento, com carga horária de 320 horas. Pela primeira vez os profissionais foram treinados para atender chamados dos três trí dígitos de segurança conhecidos pela população: o 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). Os tele atendentes foram capacitadas para prestar o primeiro acolhimento à população, independente do tipo de ocorrência, se de polícia ou de bombeiro.

A capacitação vai permitir mais agilidade no atendimento do cidadão e é o primeiro passo para a futura instituição de um número único de atendimento das forças de segurança. O curso foi ministrado por profissionais da Sesp, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Social (Sedpac), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Aline Cristine de Oliveira foi uma das formandas e escolhida a oradora da turma. “Este não foi apenas um curso. Foi um treinamento que nos transformou enquanto ser humano. Hoje nós sabemos como prestar o melhor serviço para a população e para nós mesmas. Devemos sempre lembrar que hoje estamos do lado de cá da linha, realizando o atendimento, mas um dia poderemos estar do outro lado, precisando de atendimento”, disse a nova tele atendente.

A paraninfa da turma, cabo da PM Fernanda Araújo de Matos, lembrou que os novos profissionais estão capacitados para salvar vidas. “É com muito orgulho que estou aqui hoje. Estou muito feliz e emocionada. Cada uma trouxe pra nós muito ensinamento. Aguardo todas no Ciad, salvando e cuidando de vidas”, disse emocionada.

E foi com um discurso também emocionado que o subsecretário de Integração da Sesp, Marcelo Vladimir Corrêa, encerrou a solenidade. “Gostei muito das expressões que foram utilizadas aqui neste evento, principalmente a que diz salvar vidas. Às vezes achamos que os únicos que salvam vidas são os policiais e bombeiros, que estão na ponta do processo. Mas tudo se inicia na chamada telefônica. Parabenizo a todas e sei que agora vocês têm sensibilidade para ouvir o idoso, a mulher, a criança e um homem que faz a chamada de emergência. Vocês agora têm capacidade de perceber esta angústia e esta necessidade do cidadão por intermédio da audição e poderão, com sensibilidade, salvar vidas. Isso é divino”, disse o subsecretário.

Ao final do evento a Polícia Militar fez uma apresentação teatral alertando sobre os malefícios do trote. A peça “Amiguinhos do 190”, destinada ao público infantil, traz reflexões sobre como os trotes, que são tão rotineiros nos serviços telefônicos de atendimento de urgência, podem afetar a vida dos cidadãos.

CIAD

O CIAD tem por finalidade centralizar o atendimento de chamadas telefônicas de emergência policial e de bombeiros, realizadas por meio dos números 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 197 (Polícia Civil).

Essa integração possibilitou a melhoria dos processos de tele atendimento e despacho de viaturas das três instituições, o intercâmbio de informações entre elas e a liberação de efetivo policial do serviço de atendimento telefônico, tendo como resultado maior qualidade e agilidade no serviço prestado à população. Atualmente o CIAD conta com o trabalho de 353 tele atendentes.

Texto: Flávia Lima

Fotos: Omar Freire