Teófilo Otoni, no Território Mucuri, é a quarta cidade do Estado a sediar o Encontro Regional de Polícia Comunitária, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Cerca de 100 profissionais, entre policiais civis e militares, bombeiros e representantes da sociedade civil estiveram reunidos durante toda a terça-feira, 08.08, no 19º Batalhão da Polícia Militar em Teófilo Otoni, para trocar experiências, além de discutir a filosofia e as estratégias de polícia comunitária desenvolvidas na região e no Estado.

As experiências da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar foram compartilhadas durante todo o dia, assim como o conceito de polícia comunitária e de aproximação da comunidade, de forma participativa, elucidado por meio de palestras.
Até o próximo ano, a previsão da Sesp é capacitar cerca de 1.800 profissionais em todas as 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas. O treinamento está sendo realizado pela Escola Integrada de Segurança Pública (Eisp), da Subsecretaria de Integração.

A diretora de Ensino Integrado da Sesp, Shirley Ferreira, representou a secretaria no encontro e destacou a importância da realização de debates como o desta terça, que fomentam discussões pautadas na aproximação das polícias com a comunidade e também na integração e participação de vários órgãos e instituições em busca da redução da criminalidade.
“Hoje aqui discutimos o papel e a função de cada um para a gente alcançar o objetivo de proporcionar uma segurança melhor para a população, e isso inclui a participação da comunidade, inclusive. Vamos conseguir reduzir a criminalidade quando trabalharmos juntos, com esforços conjuntos, articulados e estratégicos,” ressaltou.

Já o Major Kleber Santos, da 15ª Região da Polícia Militar, salientou a importância de se falar o tema polícia comunitária para as forças policiais e para membros da sociedade. “A gente tem vários exemplos que comprovam bons resultados do trabalho da polícia em comunhão com a sociedade. Precisamos fortalecer esse trabalho e mobilizar as comunidades para se aproximarem das polícias.”

Palestras

A primeira palestra do evento foi sobre “Polícia Comunitária: conceito, mobilização e troca de experiências”, ministrada pelo Capitão da Polícia Militar, Luiz Henrique Silva Rosário, pelo Major do 15ª Região Metropolitana da Polícia Militar, Kleber de Souza Santos e pelo Cabo do Bombeiro Militar, Felipe Prates Vilas Boas.

No período da tarde a temática “Mediação e resolução pacífica de conflitos/Práticas de Polícia Comunitária” foi ministrada pelo Chefe do 15º Departamento de Polícia Civil de Teófilo Otoni, Vinícius Sampaio da Costa, e pela Investigadora da Polícia Civil da delegacia Especializada à Mulher, Luzinete Almeida Costa.

Para encerrar as atividades do dia, a palestra “Participação Social e Segurança Pública” abordou a compreensão da segurança pública como essencial para a construção de um processo de mudança em prol de todos os grupos que compõe a vida em sociedade.

Por: Poliane Brandão

Fotos: Divulgação Sesp