O número de ocorrências envolvendo apreensões de drogas cresceu mais de 13% neste semestre. Foram mais de seis mil ocorrências registradas a mais pelas polícias Militar e Civil nos primeiros seis meses do ano. Quando a avaliação é da capital, esse percentual alcança 26%.

Já o número de armas de fogo apreendidas permanece alto no Estado, na casa de 12 mil armas tiradas de circulação nos seis primeiros meses. Neste quesito, o destaque fica com a apreensão de simulacros de armas de fogo pela Polícia Militar, que aumentou 12,9% em Minas e 17,6% na capital (ver quadro).

Tab1

Tab 2

Tab3

Fonte: Observatório de Segurança Pública Cidadã/Reds/Sesp

Foram conduzidas, pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, mais de 158 mil pessoas neste período, o que representa 1,38% a mais na comparação com os seis primeiros meses do ano passado. Já o percentual na capital supera os 8%.

O alerta fica, contudo, com a reincidência das prisões e apreensões de suspeitos no semestre em Minas, que corrobora com o discurso da cúpula da segurança do Estado sobre a necessidade de mudanças mais rígidas na legislação para um combate mais efetivo à criminalidade.

Tab4
+ Segurança

O aumento da produtividade policial também é resultado dos investimentos e priorização, últimos meses, das ações de segurança pública pelo Governo de Minas. São mais de 2.800 novos policiais militares nas ruas nos últimos meses, para atendimento ao cidadão, e mais mil novos investigadores da Polícia Civil.

O Governo lançou o Programa Mais Segurança e, além do incremento de pessoal, também colocou a disposição das polícias Militar e Civil 1.817 viaturas, sendo 395 delas apenas em Belo Horizonte. 

indice 1

Um projeto de atuação setorizada da Polícia Militar também já está em fase final e, nas próximas semanas, garantirá que nenhum morador da capital fique a mais de quatro quilômetros de um patrulhamento da polícia. O projeto começa por Belo Horizonte e, nos próximos anos, será estendido para a Região Metropolitana e para as cidades polo de Minas.

Outras ações do Mais Segurança, com foco na Prevenção à Criminalidade, internação de adolescentes em conflito com a lei e prevenção ao uso de drogas estão sendo desenvolvidos, como as Maratonas de Prevenção às Drogas realizadas pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas da Sesp com alunos da rede pública de Minas. Só neste primeiro semestre, cerca de 1.500 jovens já participaram das atividades lúdicas que ajudam a esclarecer e prevenir o uso indevido de álcool e drogas.