Para o Território Sul, que recebeu nesta quinta-feira, 28.09, o Fórum Regional do Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) preparou uma programação especial voltada para a prevenção ao uso de drogas.
Durante toda a manhã, cerca de 100 alunos da rede pública de ensino de Varginha, cidade sede do Fórum Regional participaram da Maratona da Prevenção organizada pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod) da Sesp.
Os alunos da Escola Municipal Maria Aparecida Abreu ficaram empolgados com os desafios e atividades competitivas lúdicas com informações de prevenção as drogas desenvolvidas pela equipe técnica da Secretaria de Segurança. Divididos em duas equipes, os estudantes realizaram várias atividades que tinham como norte o respeito ao outro. Brincando, participaram de jogos que estimulam a solidariedade, a criatividade, o companheirismo, a saúde e a educação. “Os adolescentes formam equipes e precisam trabalhar em conjunto para alcançar as metas propostas”, explicou o Chefe de Gabinete da Subsecretaria de Politicas Sobre Drogas, Luciano Pinheiro, um dos técnicos que coordenam a Maratona.
Os jovens também demonstraram solidariedade e arrecadaram 110 quilos de alimentos que serão doados para uma instituição de tratamento de usuários: comunidade terapêutica Acrenoc.
Ryan Lucas Vilas Boas Ferreira, de 15 anos, foi um dos participantes e integrou a equipe Laranja, do 8º ano, que saiu vencedora na disputa. Para ele, a maratona é um momento importante de conscientização sobre os malefícios do uso de drogas, já que estimula os jogadores a trabalharem em equipe e a confiar uns nos outros para atingir o objetivo final “é muito fácil entrar no mundo das drogas e se a escola não falar sobre o assunto será cada vez pior”.
As equipes participantes receberam troféus para marcar o momento. Os dois foram entregues a dois alunos especiais que participaram da disputa – Bianca e Rafael. Todos os estudantes envolvidos na gincana ganharam, ainda, certificados da atividade preventiva.
Capacitação para professores
No período da tarde, cerca de 130 profissionais que trabalham na área de educação de Varginha e outras cidades da região participaram de uma capacitação para trabalhar a prevenção ao uso de drogas dentro da sala de aula. A palestra, ministrada pela subsecretaria de Prevenção as Drogas da Sesp, são baseadas nas Diretrizes Internacionais de Prevenção na Base Escolar e ajudam os educadores a identificar o problema e, também, onde podem buscar ajuda.
Texto: Fernanda Leonel
Fotos: Gil Leonardi/ Imprensa MG