Para aprimorar o processo educacional, mesmo diante dos desafios apresentados por este período de pandemia, todos os jovens que cumprem medida de internação no Centro Socioeducativo Horto, em Belo Horizonte, passaram a contar com aulas online, ao vivo, da Educação Básica regular. A nova metodologia teve início no final de outubro, após uma articulação da unidade junto à Escola Estadual Jovem Protagonista – instalada dentro do centro – e substitui as atividades, até então, executadas exclusivamente por meio de teleaulas e apostilas. Reuniões integradas entre as equipes de atendimento e de segurança da unidade, junto a todos os professores e atores envolvidos, possibilitaram o alinhamento das ações.

Os jovens têm participado ativamente das aulas. Pedro Marcos* é um deles. Ele integra a sala do 1° ano do Ensino Médio e conta que está feliz por voltar a ter contato com seus professores. Compartilha, também, que acabou de conquistar uma vaga de emprego, como aprendiz, num processo seletivo de empresa parceira da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), junto a outros três adolescentes. Pedro, que já fez trabalhos informais, acredita que os estudos podem trazer boas perspectivas, para ir além no seu primeiro registro empregatício.

“Assim é bem melhor do que fazer as apostilas, sem ter contato com os professores. Com a aula online, é mais fácil compreender a matéria e podemos esclarecer nossas dúvidas. Os professores também nos inspiram. Acredito que irá me ajudar muito no trabalho e pretendo, futuramente, fazer um curso técnico ou uma faculdade, para aprender mais”, revela o jovem.

A pedagoga Aline Marques, integrante da equipe técnica multidisciplinar do Centro Socioeducativo Horto, diz que o contato com o professor, mesmo que em meio virtual, é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. “Ele é mais que um mediador. É uma figura de apoio e incentivo. Está sendo uma experiência inusitada para os jovens, que ainda estão se adaptando ao novo formato de ensino e, também, às ferramentas tecnológicas”.

Lorena Lemos, supervisora da escola, também acredita que iniciar as aulas virtuais na unidade Horto foi uma grande conquista, frente ao cenário que estamos vivendo atualmente. “Para os educandos, ter a oportunidade de contar com o professor online, para explicar e tirar dúvidas em relação ao conteúdo, é extremamente importante e rico. Esse novo modelo proporciona, aos alunos, mais uma oportunidade de aprendizagem e crescimento”, observa.

*Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Fotos: Divulgação Sejusp