Com o apoio da população, o 181 Disque Denúncia Unificado (DDU) alcançou o número de um milhão de denúncias recebidas. De 2008 até o último mês foram mais de 9,2 milhões de ligações recebidas que geraram a marca de um milhão de denúncias registradas. Mais de 60% das denúncias estão relacionadas ao tráfico de drogas. Belo Horizonte e municípios da Região Metropolitana são as localidades que mais realizam ligações e registram denúncias no Estado. A capital é responsável por um ¼ do total de atendimentos. No interior, os destaques são Juiz de Fora e Uberlândia.
As ligações, que são anônimas e podem ser feitas a qualquer hora do dia, levaram à prisão e apreensão de mais de 240 mil pessoas. Graças às denúncias, 26.886 armas e 291.752 munições ilegais foram retiradas de circulação. Em relação ao tráfico de drogas, crime mais denunciado por meio do serviço, foi possível a apreensão de 47,4 toneladas de drogas. Os cofres públicos arrecadaram aproximadamente R$ 200 milhões, sendo mais de R$ 36 milhões em espécie provenientes do tráfico e jogos de azar, e mais de R$ 163 milhões de autos de infrações ambientais.
O 181 Disque Denúncia, coordenado pela Sejusp, conta com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, instituições responsáveis pelas apurações e investigações das denúncias. A maior parte das denúncias geradas para o Corpo de Bombeiros é relacionada a vistorias, correspondendo a 75% dos casos, o que demonstra a importância das denúncias na prevenção de acidentes e atos criminais.
Para o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Leandro Almeida, o 181 conquistou a confiança da população. De acordo com pesquisa de opinião do serviço, 80 a 90% dos usuários classificaram o canal como muito bom ou excelente nas mais de 9,2 milhões de ligações recebidas. “Conseguimos alcançar credibilidade junto à população. A garantia do anonimato e a dedicação das forças de segurança no atendimento são a essência do sucesso do 181”, destaca Leandro.
Por dia são recebidas, em média, 206 denúncias. O último mês de março registrou aumento de 17% nas denúncias recebidas em comparação ao mesmo período do ano passado. Desde o final de 2019, o 181 também recebe denúncias anônimas relativas aos crimes contra a Administração Pública e a Lei das Licitações, auxiliando o Estado a coibir a corrupção e a lavagem de dinheiro.
Procura-se
O serviço do Disque Denúncia é um grande aliado e peça chave do programa Procura-se, que teve a sua quarta edição lançada na semana passada com a lista dos 21 criminosos mais procurados do Estado. A iniciativa busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, a partir da qualificação das ações das polícias e das inteligências por meio de denúncias ao 181.
O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e tem a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público do Estado. Juntas, as instituições selecionaram os alvos que estão envolvidos em práticas reiteradas de crimes graves como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Parte dos indivíduos listados também possui relação com explosões de caixas eletrônicos no Estado, além de assaltos armados a bancos - prática denominada “Novo Cangaço”.
Para mais informações sobre cada alvo, acesse o hotsite http://procurase.seguranca.mg.gov.br (sem o www). Vale lembrar que qualquer informação sobre o paradeiro destes homens pode ser direcionada ao 181.
Denuncie
Com o slogan “O importante é o que você diz, não quem você é”, o DDU é um serviço gratuito, por meio do qual os cidadãos passam informações sobre crimes e sinistros, de forma anônima e sigilosa. O canal está disponível para os 853 municípios do Estado. Para denunciar, basta ligar para o número 181, que funciona como uma central de atendimento unificada formada por profissionais treinados e capacitados, que trabalham 24 horas para atender a população.
O 181 não oferece resposta imediata, já que existe um prazo de 90 dias para apurar e responder a denúncia apresentada. Quando o cidadão precisar de uma resposta mais rápida, como em casos de flagrante e urgência, por exemplo, deve entrar em contato direto com as corporações: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193).
Texto: Fernanda de Paula
Fotos: Divulgação Sejusp