A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) publicou nesta sexta-feira, 5/8, o edital do concurso público para o cargo de agente de segurança socioeducativo, cujo salário inicial é de R$ 5.097,15. São 270 vagas para atuação em todo o Estado. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) é o responsável pela execução do concurso público.

Este concurso é bastante aguardado por todos que desejam integrar os quadros da Segurança Pública de Minas Gerais. A aprovação dos futuros servidores vai contribuir para melhorias no atendimento socioeducativo dos jovens em conflito com a lei.

No dia 5/10 têm início as inscrições, que finalizam no dia 3/11. O valor da inscrição para o concurso é R$ 80. As 270 vagas são distribuídas entre 243 masculinas e 27 femininas. Neste total, já estão inclusas as vagas para pessoas com deficiência (PCD). A escolaridade exigida é o ensino médio.

O concurso terá questões objetivas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática Básica, Noções de Direito, Direitos Humanos e Legislação Especial. Haverá também Redação; Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica; Exames Médicos; Prova de Condicionamento Físico; Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada; além de Curso de Formação Técnico Profissional.

Distribuição de vagas

As vagas oferecidas serão lotadas no quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e o exercício funcional do candidato aprovado ocorrerá exclusivamente em unidades socioeducativas da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), atendendo às necessidades da administração. A escolha do futuro local de trabalho será realizada no ato da posse, observada as vagas disponibilizadas e rigorosamente a ordem da classificação final no concurso.

Atualmente, a Suase dispõe de 42 unidades socioeducativas, distribuídas estrategicamente em diferentes regiões do estado. Dentre elas estão unidades de internação provisória, internação e casas de semiliberdade.

Atribuições

As principais atribuições dos agentes de segurança socioeducativa consistem em exercer atividades de vigilância e escolta nos espaços intramuros e extramuros nos estabelecimentos da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semiliberdade; garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento; assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; e ainda atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a lei.

Calendário

A primeira etapa do concurso é a prova objetiva e a redação, a ser realizada no dia 18/12/2022; a segunda etapa acontecerá no dia 26/2/2023, que irá avaliar a aptidão física e psicotécnica dos candidatos. O cronograma completo está disponível na página 40 do edital.

Acesse aqui o edital:

http://www.seguranca.mg.gov.br/component/gmg/page/3483-edital-sejusp-n-01-2022

Texto: Bernardo Carneiro

Foto: Divulgação Sejusp