Nesta terça-feira (22/11) está sendo realizado, em Belo Horizonte, um seminário para promover debates e reflexões acerca do crime como um fenômeno social complexo e suas implicações sob o enfoque de uma racionalidade econômica. Com o tema "Economia do crime: o custo da violência no Brasil", o evento é organizado pelo Conselho de Criminologia e Política Criminal (CCPC), que está inserido no escopo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Pery Shikida, que levou aos presentes uma análise com o tema "Economia do crime: o crime compensa no Brasil?". Na parte da tarde, o tema abordado é “Análise sociológica da criminalidade e violência no Brasil”, que contará com palestra dos professores Cláudio Beato, Luis Flávio Sapori e Christian Vianna de Azevedo, que é subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada, da Sejusp.
O Conselho de Criminologia e Política Criminal integra a área de competência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e tem por finalidade formular a política criminal do Estado, visando o fomento da valorização humana, na condição de pessoa privada de liberdade, seja em estabelecimento prisional do Estado, ou por meio de outra medida cautelar. Visa, também, na consecução das metas da socialização e integração do indivíduo privado de liberdade, em conformidade com as normas de execução penal e a política traçada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.
Para saber mais sobre a atuação do conselho acesse:
http://www.seguranca.mg.gov.br/sobre/conselhos/conselho-de-criminologia-e-politica-criminal-ccpc
Fotos: Tiago Ciccarini