Quem passou pela Praça da Savassi, em Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira, 18/5, pôde conferir mais uma das ações do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais. Uma blitz educativa realizada no local reuniu agentes das forças de segurança pública do Estado e da capital para um trabalho de conscientização da população sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha visa chamar a atenção sobre os impactos dos acidentes e estimular uma mudança de conduta de motoristas, motociclistas e pedestres.
Óculos simuladores de embriaguez e efeitos de drogas estavam disponíveis para uso, assim como um aparelho que reproduzia os impactos de um acidente. Houve exibição de vídeos educativos, simulação de resgates de trânsito e brincadeiras lúdicas. Ainda, apresentação de banda de música do Corpo de Bombeiros Militar e distribuição de panfletos com orientações e dicas de segurança.
A ação, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), contou com a participação de profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, BHTrans, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), SEST/SENAT, Centec, Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Observatório Nacional de Segurança Viária e Faculdade Ciências Médicas.
Para o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, as ações do Movimento Maio Amarelo são importantes no processo de conscientização da população sobre a prevenção de acidentes e a conduta no trânsito. “Boa parte das mortes, lesões e acidentes são oriundas da imprudência e do mau comportamento das pessoas no trânsito. Esses fatos poderiam ser evitados com a educação e a conscientização da sociedade para um trânsito mais seguro”.
Vitor Hugo, um dos pedestres que circulava pelo local durante a ação, fez questão de ressaltar que gostou do que viu. “Fiquei impressionado com as motocicletas batidas e o simulador de impacto de acidente. A população precisa se conscientizar que bebida e direção não combinam. Muitas famílias perdem seus entes queridos pela imprudência no trânsito”, disse.
Maio Amarelo
Considerado um movimento mundial, o Maio Amarelo tem como finalidade conscientizar a população para a redução de acidentes de trânsito. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada, é responsável pela articulação e coordenação da Política Integrada de Segurança no Trânsito. A Sejusp e as demais forças de segurança atuam rotineiramente para colocar em pauta o tema acidentes de trânsito, além de chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito do Estado.
Texto e fotos: Ana Cláudia Resende