O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) firmaram uma parceria para qualificar o atendimento de usuários de drogas e seus familiares. Agora, pesquisadores e alunos da Faculdade de Medicina da UFMG são parceiros nos trabalhos do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), que retoma o atendimento à população nesta segunda-feira (19/2), nas dependências da faculdade. 

A parceria foi selada e comemorada em um evento da Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, realizado na UFMG, nesta segunda-feira, 19/2. Autoridades acadêmicas e da Sejusp estiveram presentes também para debater o tema “Práticas Inovadoras no Cuidado e Prevenção às Drogas".

 O Cread é coordenado pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) da Sejusp e atuará organizado em sete frentes: pesquisa, informação, formação científica, mobilização técnico-social, assessoramento técnico, atendimento ao público e reuniões de grupo de mútua ajuda e apoio familiar. A meta é oferecer um atendimento completo e que não seja apenas momentâneo, mas que compreenda toda a complexidade dos vícios e dependências. Assim, além de prestar um serviço eficaz ao público, pesquisas serão produzidas e, futuramente, vão colaborar com as práticas.

A subsecretária da área, Cláudia Leite, chamou a atenção para o importante momento na política pública de Minas Gerais e explicou como a união entre Governo e Academia potencializará os resultados. “A reativação e instalação do Cread atuará de forma integrada com a UFMG, oferecendo um serviço especializado na atenção direta e no atendimento qualificado aos dependentes químicos e aos seus familiares. Unir a política pública e academia é fundamental para a realização de ações efetivas, baseadas em evidências. Vamos avançar e trazer grandes resultados”, frisou.

O professor Frederico Garcia, da Faculdade de Medicina da UFMG, enxerga no Cread uma fonte de benefícios para todos. “Poderemos colaborar com o fortalecimento dessa política, inserir evidências científicas como tomador de decisão, e trabalhar uma série de aspectos que precisam ser aprimorados. É uma grande oportunidade, no sentido de que estamos aproximando os alunos das políticas públicas. Isso vai ser enriquecedor e muito positivo. A gente vai trabalhar muito para conseguir fazer do Cread uma instituição cada vez mais forte, mais robusta, tanto na parte de apoio aos cidadãos, quanto de orientação e construção das políticas públicas, sobretudo no Estado de Minas Gerais”, concluiu.

 Atendimento

Qualquer pessoa interessada nos atendimentos oferecidos pelo Cread, seja ela dependente química, alcoólica ou familiar de dependentes, pode solicitar a assistência. O agendamento pode ser feito presencialmente no Hospital das Clínicas, pelo e-mail creadmg@seguranca.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3273-6204. Por meio desses canais a pessoa receberá todas as informações e será encaminhada para os serviços de psicologia, assistência social e para demais setores da rede de saúde.

Workshop

O Workshop Práticas Inovadoras no Cuidado e Prevenção às Drogas acontece nesta segunda, entre 9h e 18h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento reuniu autoridades e especialistas da Sejusp, da universidade e de instituições parceiras para debater questões fundamentais nessa área. 

Dividido em três painéis, o evento aborda desafios e avanços na política sobre drogas, prevenção baseada em evidências e estratégias de cuidado às populações vulneráveis. Os debates marcam a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, comemorada entre os dias 18 e 25 de fevereiro.

 

Texto: Letícia Lopes de Souza

 Crédito fotos: Tiago Ciccarini