Nesta quinta-feira (21/3), 455 homens aprovados no concurso da Polícia Penal estão na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para participar da audiência pública de posse e, assim, finalizar todas as etapas de investidura no cargo. Entre os dias 20, 21 e 22 de março, solenidades de audiência pública de posse estão acontecendo no Auditório JK, momento em que os aprovados assinam o ato de posse e escolhem as unidades prisionais de destino, por ordem de classificação no certame. Para inaugurar as cerimônias, 225 mulheres assinaram o termo nessa quarta-feira (20/3), e nesta quinta e sexta, duas turmas masculinas assinam o documento.
O governador Romeu Zema, que não pôde comparecer ao ato de posse, gravou um vídeo parabenizando os novos policiais penais. “Contem com meu total apoio e o da administração estadual para fornecer o suporte necessário ao desempenho de suas funções. Já fizemos muito pelo sistema penitenciário estadual, com investimento recorde em obras e ações para o fortalecimento da Polícia Penal. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Estamos aqui para ajudá-los a alcançar todo o seu potencial e a contribuir para um ambiente cada vez mais seguro nas nossas unidades prisionais”.
A partir da assinatura da posse, os novos policiais estão aptos a iniciar a trajetória profissional no sistema prisional mineiro. Nesta primeira etapa, tomarão posse 1.136 policiais penais aprovados no concurso público - edital Sejusp 02/2021. O segundo lote de aprovados já foi nomeado e está na fase de realização de perícias médicas. Após a finalização das perícias, uma nova audiência pública será marcada para empossar os profissionais. A terceira e última turma seguirá os mesmos trâmites.
O secretário da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, deu as boas-vindas aos novos policiais penais e fez uma breve contextualização sobre o momento em que vive o sistema prisional mineiro, que está em constante ascensão. “Entendam a grandeza deste momento. Quem está aqui merece muito fazer parte da Polícia Penal. Buscamos sempre fazer o melhor, mas temos uma estrada a percorrer. O Depen-MG acolhe vocês de portas abertas”, disse. Ele também relembrou os esforços prestados pela pasta para que a nomeação acontecesse. A homologação do concurso público foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 2 de fevereiro deste ano.
Em seguida, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró, apresentou a sua equipe direta e a estrutura do Depen-MG. Todas as divisões administrativas, princípios e valores foram repassados aos recém-efetivados. “A instituição é maior do que todos nós. Tenho certeza de que farão um ótimo trabalho e representarão muito bem o sistema prisional de Minas Gerais, que é um dos melhores do país”, concluiu.
Transparência
Ao fim da cerimônia da audiência pública de posse, os novos profissionais puderam confirmar a escolha do local de lotação de acordo com a ordem de classificação no concurso. O processo foi feito de forma eletrônica, transparente e com total interação, como prevê o edital. Um sistema foi desenvolvido para ficar permanentemente projetado em um telão, onde os aprovados podem ir acompanhando as vagas disponíveis por Região Integrada de Segurança Pública (Risp) e por unidade prisional.
Texto: Letícia Lopes de Souza
Fotos: Tiago Ciccarini