O Governo de Minas, por meios das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), lançou nesta quarta-feira (17/4), a campanha Emergência MG no Transporte Público, para conscientizar a população sobre o acionamento das forças de segurança em caso de furto, roubo e importunação sexual.
Os dados de roubos e furtos no transporte coletivo em Minas Gerais, quando comparados os três primeiros meses deste ano com o primeiro trimestre do ano passado, tiveram redução de 28,8% e 33,7% respectivamente. Em números absolutos foram 104 ocorrências de roubos no ano passado contra 74 neste ano, dentro do período analisado. Os furtos passaram de 928 ocorrências para 615 nos três primeiros meses do ano.
Em Belo Horizonte os roubos dentro dos transportes coletivos apresentaram redução de 33,7% - passando de 61 para 46 ocorrências na comparação dos trimestres. A queda também é verificada nos furtos, com 41% menos registros: de 605 para 355.
Importunação sexual, um dos principais focos da campanha, também apresenta redução em Minas e Belo Horizonte. De janeiro a março de 2023 foram 46 registros de importunação sexual no transporte público em todo o estado; este ano, no mesmo período, foram 26 ocorrências – uma redução de 43,4%. Na capital a redução é ainda maior: 53,3%. Belo Horizonte registrou 15 ocorrências nos três primeiros meses do ano passado e este ano foram sete registros.
A ação realizada nesta manhã, na Praça Raul Soares, em Belo Horizonte, buscou orientar a população sobre como acionar o serviço Emergência MG em situações de risco vividas por usuários do transporte público. O serviço de atendimento virtual Emergência MG é pioneiro no país e promove a mobilização integrada das polícias e Corpo de Bombeiros Militar via chat. Ele pode ser acionado por meio do www.emergencia.mg.gov.br, pelo aplicativo do Governo de Minas - MG App e pelo Telegram.
Hoje, passam aproximadamente 600 mil passageiros pelos ônibus metropolitanos e 90 mil no metrô. “Este trabalho de divulgação do Emergência MG tem o objetivo de levar mais segurança para as pessoas que utilizam o transporte coletivo, que poderão acionar as forças de segurança de forma prática e ágil se forem vítimas ou se presenciarem situações de risco dentro do sistema de transporte”, reforça o subsecretário de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Aaron Duarte Dalla.
Para o subsecretário de Integração da Segurança Pública da Sejusp, Christian Azevedo, as ações preventivas e ostensivas na capital, especialmente no hipercentro, são fundamentais para o alcance de reduções criminais. “Trazer o tema para dentro do transporte público é muito significativo. Mostra que estamos atentos ao cenário da criminalidade, em busca de índices cada vez menores e de mais segurança para o usuário”.
Texto: Flávia Santana
Fotos: Tiago Ciccarini