A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) promoveu, nesta quarta-feira, 15/5, o I Seminário de Saúde Mental e Trabalho: Falar pode Curar, de forma on-line, para todos os servidores da secretaria. O evento é realizado pela Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) e, ao longo do dia, profissionais da saúde mental e especialistas falaram sobre o assunto em mesas redondas, debates e palestras.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, participou da abertura do seminário e ressaltou a importância do evento que, segundo ele, será o primeiro de muitos, pois a temática da saúde mental é extremamente relevante. “Em 2021 nós inauguramos o nosso primeiro Centro de Atenção Biopsicossocial, em Belo Horizonte. De lá pra cá outros cinco centros já foram inaugurados e o nosso objetivo é termos um em cada Risp para ampliar o atendimento aos nossos servidores. O tema da Saúde Mental é muito importante, principalmente para os servidores que trabalham em ambientes como o sistema socioeducativo e o sistema prisional”.

Além do secretário, estiveram presentes na mesa virtual de abertura o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Leonardo Badaró, a subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Cláudia Gonçalves Leite, a assessora-chefe da Subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Núbia Vieira, e o subsecretário em exercício de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Tiago Maduro de Azevedo.

A diretora de Atenção à Saúde do Servidor, Vilene Eulálio de Magalhães, explicou a motivação do seminário: “Ao longo dos últimos anos, tem sido observado um aumento significativo dos casos de adoecimento mental no mundo inteiro, em particular também na Sejusp. Nossa intenção é acabar com os estigmas e tabus em cima do tema, informar nossos servidores, acolher e os incentivar a procurar ajuda, uma vez que são doenças às quais ninguém está imune", explicou.

O seminário foi meticulosamente montado por uma comissão que considerou as demandas observadas pelos integrantes atuantes na ponta, nas unidades socioeducativas e prisionais, além daquelas notadas por meio dos atendimentos realizados pela Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor. A programação incluiu mesas redondas com os temas "Uso abusivo de álcool e outras drogas", "Saúde mental e trabalho", "Saúde mental, prevenção ao suicídio, valorização da vida", além de conferências e debates conduzidos por especialistas renomados.

A ação faz parte de um projeto sobre Valorização da Vida, que conta com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. O seminário contou com o apoio da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Atuação da DAS

A DAS tem inaugurado Centros de Atenção Biopsicossocial como parte da estratégia de expansão gradual da estrutura de atenção à saúde do servidor. Em outubro de 2021 ocorreu a inauguração do primeiro centro, em Belo Horizonte. Hoje há outros cinco centros que estão localizados em Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Montes Claros.

Os Centros de Atenção Biopsicossocial são compostos por equipe de analistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras que atuam na assistência, acolhimento e orientação ao servidor. O atendimento tem foco no cuidado e na prevenção. A equipe recebe as demandas e realiza as triagens determinando a frequência de acompanhamento e os encaminhamentos necessários, de acordo com a natureza e a gravidade de cada caso. Para aqueles servidores que não residem nas localidades onde existem os centros, o atendimento também é feito pela DAS, porém de forma remota.

Campanha de Valorização da Vida

Acesse a seguir os vídeos da Campanha de Valorização da Vida e compreenda porque o servidor deve sempre procurar ajuda:

https://youtu.be/dhxgTKcTRq0

https://youtu.be/OCJcX2BAVcU


Texto: Letícia Lopes de Souza