A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, deu um passo importante para a ressocialização de jovens meninas em conflito com a lei. Na manhã desta terça-feira, 18/6, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio de sua Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), inaugurou a primeira Casa de Semiliberdade feminina no município com capacidade para abrigar 20 adolescentes.
As jovens destinadas à unidade socioeducativa de semiliberdade serão acompanhadas e orientadas por uma equipe profissional e, pelo período que estiverem na semiliberdade, deverão frequentar a escola e participar de cursos profissionalizantes, além de manter a convivência familiar e comunitária.
"É a concretização do nosso compromisso em oferecer um atendimento mais humanizado e digno às adolescentes em conflito com a lei, promovendo sua ressocialização e reinserção na sociedade", destacou o secretário Rogério Greco, durante a inauguração do local.
Vale destacar que Uberlândia já possui uma Casa de Semiliberdade e um Centro Socioeducativo, ambos destinados exclusivamente ao público masculino.
Avanço na socioeducação
A nova Casa de Semiliberdade de Uberlândia também representa um avanço significativo na política socioeducativa do Estado, uma vez que essa é a segunda casa de semiliberdade exclusiva para o público feminino em Minas Gerais - a primeira está na capital.
A subsecretária Giselle Cyrillo destacou a relevância da realização de um atendimento regionalizado e específico para o público feminino, que se por um lado é uma minoria numérica, representando aproximadamente 5% do sistema, por outro, é uma parcela da população que tem necessidades peculiares, próprias da condição feminina.
"Essa é a primeira Casa de Semiliberdade do Estado, fora da capital mineira, a atender exclusivamente adolescentes do sexo feminino. Essa iniciativa demonstra o nosso compromisso em garantir um atendimento qualificado e diferenciado, considerando as necessidades específicas dessa população."
Além do secretário e da subsecretária da Sejusp, o evento de inauguração do novo espaço do socioeducativo contou com a presença do juiz José Roberto Poiani, da Vara da Infância e Juventude da comarca de Uberlândia; do promotor de Justiça André Tuma; e do diretor executivo do Polo de Evolução das Medidas Socioeducativas (PEMSE) - instituição parceira da Sejusp na execução da Semiliberdade no Estado, Alexandre Rocha.
Texto: Dayana Silva
Fotos: Tiago Ciccarini