O público, formado por mais de trezentos convidados, contou com a participação de profissionais dos Núcleos de Prevenção à Criminalidade de Minas Gerais, representantes dos sistemas prisional e socioeducativo, policiais civis e militares, bombeiros, juízes, promotores e defensores públicos.

O convidado, que também é autor dos livros  “Meu casaco de general: 500 dias no front” (Companhia das Letras, 2000), “Cabeça de porco”, com MV Bill e Celso Athayde (Objetiva, 2005), “Elite da tropa”, com André Batista e Rodrigo Pimentel (Objetiva, 2006), “Legalidade libertária” (Lumen Juris, 2006) e “Segurança tem saída” (Sextante, 2006), perguntado sobre o que entende por prevenção à criminalidade, respondeu: “Ninguém sabe ao certo o que é, pois estamos construindo juntos essa realidade, cotidianamente. Mas sei que é preciso levar em conta a ressignificação de valores dos envolvidos, o rearranjo das relações sociais, a reconstituição dos sujeitos”, disse. 

Para ele, a segurança é um direito elementar: “é condição de vida, liberdade e cidadania. Não pode adiar-se como promessa futura”. No entanto, a prevenção deve ser levada a sério nas comunidades vulneráveis, fazendo dos jovens o alvo prioritário dessa política.  Luiz Eduardo Soares fala que Minas Gerais, nesse quesito, desenvolve uma “rica, fecunda, criativa e rigorosa experiência na área”. Como exemplo, ele mencionou o programa de controle de homicídios Fica Vivo!, da Spec, que já se tornou referência nacional e estadual, afastando milhares de jovens da criminalidade por meio de oficinas nas áreas de esporte e cultura. “O caminho que Minas escolheu para prevenir a violência e a criminalidade é inovador”, pontuou.

O professor também fez uma série de observações a respeito de sua visão sobre segurança. Primeiramente, ele indicou a articulação de um processo de reforma das instituições, que passa pela formação, capacitação e valorização do profissional da área. Em seguida, Soares falou de uma “gestão do conhecimento”, uma unificação das polícias no âmbito federativo: “As polícias falam línguas diferentes, em cada estado. Essa babel impede a organização de um banco de dados comum e acessível a todas as instituições, sem o qual o conhecimento da realidade criminal será sempre precário e fragmentário”.

Ele acredita em uma revolução gerencial, em que a integração é palavra de ordem. “Nenhum avanço isolado fará diferença. Não bastam boas idéias se não formos capazes de construir um sistema racional, que possa ser efetivamente gerido. Não se pode aplicar uma política de segurança se não houver mecanismos de gestão e operadores capacitados. E não haverá gestão se não houver formação e informações qualificadas, e avaliação permanente. Em ambas as pontas, as polícias têm de atuar, reestruturando-se internamente e promovendo a integração de ações”.

Presente à abertura da conferência, o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, ressaltou a inteligência e a visão de Luiz Eduardo Soares, um estudioso que alia conhecimento teórico e acadêmico à aplicação prática. Ele lembrou que o evento faz parte de uma capacitação trimestral aplicada pela Spec aos profissionais que atuam nos Núcleos de Prevenção à Criminalidade.  “Minas Ferais faz de encontros de tamanha importância como este momentos de reuniões frequentes e ordinários, e não excepcionais e pontuais”. Campos Júnior ainda destacou que a  prevenção é uma diretriz governamental, uma opção escolhida e priorizada dentro de uma política de Defesa Social. E acrescentou: ”Não é possível se falar de desenvolvimento social e econômico sem falarmos da qualidade de vida. E não é possível falarmos de qualidade de vida sem pensarmos em Segurança Pública”. 

O evento teve continuidade nesta terça-feira (02.06), também no Othon, voltado para a capacitação de técnicos e estagiários dos programas Central de Atendimento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) e Reintegração Social do Egresso do Sistema Prisional (Presp), oferecendo a visão e a experiência privilegiadas de Luiz Eduardo Soares sobre a prevenção do fenômeno da criminalidade.