A solenidade foi na tarde de ontem, quarta-feira (03/06), com a presença das mais altas autoridades do município e da administração superior da Defensoria Pública. A sede fica na rua Dr. Antônio Mascarenhas, 295, no Bairro Novo Horizonte, perto do Fórum. Ocupa uma casa confortável de cinco salas, três para atendimentos aos assistidos e duas para as defensoras locais: Renata Martins de Souza e Edileuza Fernandes Moraes.

A cerimônia começou com o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, discursou a coordenadora local, Defensora Renata Martins de Souza. Ela disse que a Defensoria está instalada há três anos no município, através de convênio firmado com a Prefeitura. Ressaltou que a demanda de assistidos é intensa, com uma média de 300 atendimentos por mês. E finalizou o discurso afirmando que "a Defensoria Pública não apenas interessa ao carente, mas à própria democracia. As conseqüências da atuação da Defensoria Pública têm reflexo direto com a pacificação social e o advento de uma sociedade mais justa e igualitária.

O Defensor Diego Soares Ramos, que é mineiro de João Monlevade, representou a Adep - a Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais na inauguração. Ele agradeceu ao Prefeito o apoio que o Executivo Municipal vem dando à Defensoria Pública, desejando que esta parceria continue para que a Defensoria local possa ser cada vez mais forte e operante.

Tanto Diego Soares, quanto os outros dois defensores que atuaram anteriormente em João Monlevade, foram saudados nos discursos, pela dedicação que tiveram com a defensoria local e pela luta para obtenção da uma sede, que desse condições dignas de trabalho para os defensores e atendimento aos assistidos. Os Defensores Wilson Hallak Rocha, que hoje atua em Vespasiano e Mônica Marçal Silva, que hoje atua no Núcleo de Iniciais, em Belo Horizonte, estiveram presentes em João Monlevade, como convidados de honra.

O Prefeito Gustavo Henrique Prandini de Assis manifestou solidariedade e o compromisso de ampliar a parceria do município com a Defensoria Pública.

Encerrando os discursos, o Defensor Público-Geral, Belmar Azze Ramos, afirmou: "Feliz da cidade de Minas que tem um defensor hoje, porque mais de 62 por cento das comarcas mineiras não os têm. Feliz é João Monlevade, que pôde inaugurar, como agora, esta bela sede. Que pode contar com o trabalho dedicado das defensoras que aqui atuam: a doutora Renata e a Doutora Edileuza". O Defensor-Geral explicou que o quadro da Defensoria em João Monlevade não está completo, faltando mais um Defensor.

Ao final da solenidade foi descerrada a placa comemorativa da inauguração e servido um coquetel aos presentes. O Defensor Público-Geral concedeu entrevistas para a imprensa local: jornal "A Notícia"; Rádio Cultura; e jornal BOMDIA, diário do Médio Piracicaba.

Autoridades presentes à inauguração da sede de João Monlevade: Defensor Público-Geral, Belmar Azze Ramos; Chefe de Gabinete da DPMG, Luís Ernesto da Silva Soares; Corregedor-Geral da DPMG; Marcelo Tadeu de Oliveira; Defensora Renata Martins de Souza, coordenadora de João Monlevade; Defensora Edileuza Fernandes Morais, de João Monlevade; Defensor Rafael Boechat, coordenador da Regional de Ipatinga; Defensor Diego Soares Ramos, representante da Adep; Defensor Wilson Hallak Rocha, de Vespasiano; Defensora Mônica Marçal Silva, de Belo Horizonte; Prefeito Municipal de João Monlevade, Gustavo Henrique Prandini de Assis; o Assessor de Governo do Município de João Monlevade, Emerson Duarte; Juiz de Direito, Evandro Cangussu Melo; Juíza de Direito, Paula Machado Rocha Moura; Promotora de Justiça, Ana Lúcia Oliveira; Procurador-Geral do Município, Cristiano Vasconcelos Araújo; Vereador Pastor Carlinhos, representando a Câmara Municipal; Vereador Robertinho; Delegada de Polícia de Crimes contra o Patrimônio, Joyce Figueira; Delegada de Mulheres, Paloma Boson; Presidente da OAB local Teotino Damasceno; o Coordenador do Curso de Direito da IES-FUNCEC - Instituto Educacional Superior, Randolfo Batalha.