Resgatar valores sociais, promover segurança e prevenir a violência. Estes são alguns dos objetivos dos trabalhos desenvolvidos pelos programas Educacional de Resistência às Drogas - PROERD e Jovens Construindo a Cidadania - JCC nas escolas de Belo Horizonte e da Região Metropolitana.  

 
Para alinhar as atividades dos programas, a PM promoveu, na sexta-feira(10/07), na Escola Estadual Maurício Murgel, à Avenida Amazonas, 5.154, Nova Suíça, o Encontro dos Policiais Militares que Desenvolvem Serviços Preventivos na Comunidade Escolar, em Conformidade com as Ações do Plano Estratégico da PMMG, para o Triênio 2009/2011. Estudantes e professores assistiram a palestras proferidas por policiais militares e convidados.

 
Participaram do encontro, o  Chefe da Seção de Emprego Operacional, Tenente-Coronel Leonardo; a Pedagoga da Assessoria de Prevenção Ativa, Gleisa Calixto Antunes; o Assessor de Prevenção às Drogas, Capitão Ferraz, o Chefe da Assessoria de Prevenção Ativa, Capitão Alexandre Magno, além de policiais  militares envolvidos com o Proerd, o JCC e a Patrulha Escolar.
  
A gerente do Projeto Escola Viva, Maria Cristina Pinheiro, falou sobre a importância de se ter um ambiente escolar pacífico para melhorar o aprendizado dos alunos. "O Escola Viva é um projeto estritamente educacional. Em nossos levantamentos, percebemos que nas escolas, onde há incidência criminal, os resultados e as notas estavam abaixo do esperado. Com a parceria com a PM, podemos melhorar a educação e obter melhores resultados", explicou Maria Cristinha.

 
SATISFAÇÃO

Há quatro anos no Proerd, a Sargento Célia, do 34º Batalhão (Caiçara), atua em escolas de aglomerados como o da Pedreira Prado Lopes e o do Sumaré. A partir da implantação do programa, ela diz que percebeu uma mudança na visão das pessoas com relação à Polícia Militar. "Através dos filhos, atingimos a família. Hoje, jovens e adultos conseguem ver o envolvimento da Instituição na prevenção de crimes", ressaltou a militar, que também faz parte do JCC.

 
"É gratificante perceber que estamos plantando e colhendo. Ver que os adolescentes que participaram dos programas estão longe das drogas é uma satisfação enorme." O sentimento é também compartilhado pelo Sargento Arantes, coordenador do Proerd no 22º BPM (Barragem Santa Lúcia). "Fico feliz em reencontrar  jovens na região do Morro das Pedras. Temos uma boa relação e percebo a real eficácia do programa na prática", explicou.

 
No sábado(11), em Brumadinho, o Proerd da 215ª Companhia do 48° Batalhão entregou certificados de formatura a mais uma turma de estudantes. Segundo os coordenadores do programa, Sargentos Wagner Pires e Rodrigo, a comunidade participa e se envolve com a atividade.
 
PALESTRA

Expandir a Divulgação dos Projetos para que Outras Pessoas Conheçam as Atividades, foi um dos temas apresentados pelo Assessor de Imprensa da PMMG, Capitão Gedir Rocha. O Oficial deu exemplos de como é importante o militar que atua, tanto no JCC quanto no Proerd, estar bem informado para entender a realidade da escola que desenvolve o trabalho.

 
O Oficial ressaltou a importância da parceria com a Imprensa no processo de fortalecimento da prevenção criminal. "Termos a mídia como nosso aliada no combate à criminalidade é muito importante. A PM atuando como força de segurança pública e a Imprensa divulgando trabalhos de prevenção como os desenvolvidos pelo Proerd e pelo JCC, é umas das formas de garantir a inclusão social de jovens e adolescentes e de aumentar a tranquilidade das famílias", observou o Capitão.

 
ALINHAMENTO

Também presente no encontro, o Chefe da Assessoria de Prevenção Ativa, Capitão Alexandre Magno, informou que as demais Regiões de Polícia Militar do interior do Estado, 13 ao todo, também estão com a tarefa de desenvolver um processo de avaliação qualitativa do serviço preventivo desenvolvido nos educandários mineiros. A  finalidade das atividades, ainda segundo o Oficial, é alinhar as tarefas do policiamento escolar com as ações do Plano Estragégio para o segundo semestre de 2009.

Agencia Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais