O projeto tem o apoio da Superintendência Regional de Ensino e conta
com a participação de meninos matriculados no ensino médio e
fundamental das escolas das redes estadual e municipal daquela cidade
do Vale do Rio Doce. Apesar da escola ser localizada dentro do próprio
centro, o ensino é formal, graças à parceria com a Secretaria de Estado
de Educação.
O adolescente, que não tinha hábito de escrever, destacou-se com a redação que fala sobre os cuidados que devem ser tomados com a rede elétrica dentro das residências. “O importante pra mim foi ter participado do concurso, ter sido reconhecido por todos. Ganhar foi maravilhoso”, ressaltou o adolescente, notadamente emocionado.
O professor de história da escola do CSESFA, Geraldo Neves, conta que, quando falou aos alunos sobre a possibilidade de participarem do concurso de redação, muitos pareceram desanimados, inclusive o jovem ganhador. Sua redação foi corrigida pelo professor e voltou às suas mãos mais de uma vez por não ter o número de linhas determinado pelo regulamento do concurso. Com persistência, o menino concluiu a redação que, posteriormente, para a surpresa de todos, foi premiada.
Para Rosilene Barreto Campos, técnica administrativa da Cemig e membro da comissão avaliadora do evento, a principal finalidade do concurso é incentivar a comunidade escolar a desenvolver trabalhos sobre a importância da prevenção de acidentes na rede elétrica. “Com isso, esperamos dar mais segurança à comunidade”, disse ela.
Com duração de 36 dias letivos (de 17/07 a 04/09), o concurso foi dividido em quatro categorias por série escolar. Cada uma teve um vencedor, que levou como prêmio bicicletas. Eles concorreram com ilustrações, slogans, poemas e textos dissertativos e argumentativos baseados no tema “Segurança na Rede Elétrica”. Participaram alunos de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Cada escola fez uma pré-seleção, quando foram escolhidos os melhores trabalhos para serem enviados à Superintendência Regional de Ensino. Uma Comissão Avaliadora de sete representantes, dividida em três juízes da Superintendência, dois da rede municipal de ensino e dois da Cemig, fez a escolha final dos trabalhos.
O adolescente vencedor do CSESFA receberá o prêmio no próximo dia 24 de setembro, quinta-feira, às 9 horas, na escola da unidade. A entrega contará com a presença do Grupo Teatral da Cemig de Caratinga, que prestará homenagem ao vencedor e fará uma apresentação sobre rede elétrica para os demais estudantes da escola.
Além da educação, incentivo ao esporte também é prioridade no CSESFA
Outros dois jovens internos do mesmo centro começaram a frequentar, na segunda-feira passada (14/09/09), aulas de natação, dentro do Projeto Golfinho do Corpo de Bombeiros da cidade. Essa parceria entre o CSESFA e a corporação viabiliza o ensino da natação com profissionais especializados para os adolescentes internos com faixa etária entre 12 e 14 anos. Sendo assim, a princípio, apenas dois jovens se encaixam neste perfil. O curso tem duração de quatro meses e as aulas já começaram e estão acontecendo todas as 2ªs, 4ªs, e 6ªs feiras, no horário de 15 às 16 horas.
Mais uma ação envolvendo o esporte beneficia os adolescentes internos na unidade socioeducativa, com dezessete jovens participando da 11ª edição dos Jogos Estudantis Valadarenses (JEV). O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Governador Valadares. Os adolescentes foram inscritos em quatro modalidades: ping-pong, natação, vôlei e futsal. A abertura dos jogos aconteceu no dia 11 de setembro, com a participação de todas as escolas do município.
Os jogos acontecem na Praça de Esportes, no centro da cidade, e são divididos em categorias e datas. A atual etapa é eliminatória para os jogos estaduais. “Se nossa escola vencer, ganha o direito de participar das disputas estaduais”, explica a diretora-geral do CSESFA, Ana Maria Oliveira. Ela conta ter percebido, de imediato, como a participação dos jovens na disputa já mudou a atitude e a postura deles.”Eles desenvolveram espírito de equipe, disciplina e senso de responsabilidade. Além disso, estão se sentindo mais valorizados e respeitados e isso ajuda em seus processos de responsabilização”, concluiu.
Esta é a primeira vez que os adolescentes participam dos Jogos Estudantis Valadarenses e, por se tratar de um evento de grande porte, eles estão se sentindo valorizados e começaram a enxergar novas possibilidades de futuro, avalia a diretora. Os jovens foram inscritos por meio da escola estadual da unidade. O CSESFA se responsabilizou por toda a logística, cuidando dos uniformes e providenciando treinadores. “Cerca de 12 pessoas estão por conta dos jogos, sem contar comigo, que sou fã e estarei em todos os jogos gritando e aplaudindo”, disse Ana Maria. As três primeiras escolas colocadas serão premiadas, mas somente o primeiro lugar terá direito a participar dos jogos estaduais.
Agência Minas , acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais
Acesse a Galeria de Fotos do Governo De Minas Gerais
Acompanhe também no http://www.youtube.com/governodeminasgerais