Participantes da Conferência Nacional do PROERD fazem doação de medula

Até o próximo dia 28, eles têm muito a discutir sobre educação escolar e segurança mas, hoje, abrem espaço para uma atividade muito especial. Os participantes da Conferência Nacional do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, promovida pela Polícia Militar de Minas Gerais, que acontece no Hotel Tauá, em Caeté, fazem doação de sangue para se cadastrarem como doadores de medula.

COMO FUNCIONA

Quando não há um doador parente (um irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais), a solução para o transplante de medula é procurar um doador compatível. Para reunir as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, foi criado o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), instalado no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Desta forma, com as informações do receptor, que não disponha de doador aparentado, busca-se no REDOME um doador cadastrado que seja compatível com ele e, se encontrado, articula-se a doação.

Policiais militares instrutores da Corporação mineira, representantes das Polícias Militares do Distrito Federal, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte e de Rondônia, e dois policiais do Estado da Virgínia (EUA), todos são convidados a participar da doação.

A CONFERÊNCIA

Segue até o próximo dia 28, a Conferência Nacional do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, promovida pela Polícia Militar de Minas Gerais, no Hotel Tauá, em Caeté. Participam, além de policiais militares instrutores da Corporação mineira, representantes das Polícias Militares do Distrito Federal, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte e de Rondônia, e dois policiais do Estado da Virgínia (EUA), Gene Ayes e Michael Kulman. Os visitantes são coordenadores do DARE - Drug Abuse Resisten Education, similar norte-americano do programa brasileira, para as Américas, África e Europa.

Dividida em dois momentos, a primeira fase da Conferência Nacional do Proerd iniciou no dia 15 de novembro e seguiu até o dia 21; a segunda começou no domingo, 22, e termina no sábado, dia 28. Os participantes, inicialmente, são capacitados para atuar no Proerd para Ensino Médio, sistema até então inédito no País. O próximo passo será o treinamento dos policiais militares no Currículo Educacional para Pais e no Currículo Educação Infantil.

ALINHAMENTO


Conforme o Coordenador do Proerd em Minas, Tenente-Coronel Armando Leonardo, será realizado, também durante a Conferência Nacional, o Encontro Nacional dos Coordenadores Proerds dos 26 Estados, mais o DF, para tratar do alinhamento do Programa no País, e o I Encontro Nacional de Pedagogos. Está prevista a participação de aproximadamente 350 PMs de Minas e 150 das demais forças de segurança, e representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Todas as ações desenvolvidas na Conferência são viabilizadas pelo Governo do Estado.

Paralelamente, segundo o responsável pela Coordenação de Operações e de Treinamento Proerd, Capitão Hudson Ferraz, será feita coleta de sangue de aproximadamente 120 PMs, enquanto outros cerca de 100 policiais doarão mantimentos que para creches da Região Metropolitana de Belo Horizonte. "É uma demonstração de que participantes de encontros, simpósios e seminários podem incluir ações humanitárias em suas atividades", observa o Oficial.

O Capitão destaca que "esta é a primeira oportunidade que policiais brasileiros têm para manter um intercâmbio com uma equipe, composta por policiais norte-americanos de alta qualidade". Ele destaca que encontros como a Conferência ora realizada fortalece e aprimora o conhecimento dos policiais militares instrutores do Proerd.

COMANDANTE-GERAL


Hoje, 24, o Comandante-Geral da PMMG, Coronel Renato Vieira de Souza, e o Superintendente de Ensino e Qualidade de Defesa Social, José Francisco, acompanhados de autoridades governamentais e convidados, farão a solenidade oficial da Conferência Nacional, reafirmando o compromisso de que o Proerd é uma mais importantes atividades da PM junto a crianças, adolescentes e pais.


A Conferência Nacional do Proerd foi promovida pela PMMG, com recursos da Secretaria Estadual de Defesa Social - Seds, por intermédio da Superintendência de Avaliação e Qualidade, e viabilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp.

PROERD, O AVANÇO
Mais de um milhão de crianças beneficiadas, cerca de 3 mil escolas atendidas por semestre, 623 militares atuando em mais de 400 municípios de Minas Gerais. Estes são alguns dos resultados alcançados pelo Proerd da PM, diplomado como mais um Centro de Treinamento do Dare, que teve origem nos Estados Unidos.
O Programa foi implantado, inicialmente, em Uberlândia, em 1998, em algumas escolas da rede pública municipal, em caráter experimental, sendo, posteriormente, estendido para Diamantina, Varginha, Divinópolis, Ipatinga e Montes Claros, com instrutores formados pela PMMG. Atualmente, o Proerd, coordenado pelo Ten-Cel Leonardo, está instalado nas 16 Regiões de Polícia Militar e presente em mais de 400 municípios.
O seu objetivo principal é reduzir a violência e prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, que concluem o curso em 10 lições, ministradas por instrutores militares. O Proerd auxilia também pais, que são informados sobre os malefícios causados pelo uso de drogas e a importância do fortalecimento da estrutura familiar.
É aplicado em dois semestres, em mais de 3 mil escolas das redes públicas e particulares do Estado. É destinado a crianças que cursam a 4ª série do ensino fundamental, a adolescentes da 6ª série e aos pais ou responsáveis pelos alunos.

Para obter o atendimento em suas instalações, as escolas procuram a Unidade da PM local e se inscrevem. Os militares instrutores são capacitados no Proerd e participam também dos Conselhos Estaduais e Municipais Antidrogas e das campanhas promovidas pela Subsecretária Antidrogas do Estado de Minas Gerais.


SATISFAÇÃO


Visivelmente satisfeito com os resultados obtidos pelo Proerd, o Capitão Ferraz destaca que o "engajamento" do Governo é um dos pontos principais do Programa. "Através da PM, ele não se furta de discutir o assunto, atuando de forma qualificada no combate ao uso de drogas", finaliza o Oficial.

Fonte: www.pmmg.mg.gov.br