Ter uma oportunidade de trabalho ou, quem sabe, montar seu próprio negócio é um dos sonhos e, ao mesmo tempo, um desafio, para muitos egressos do Sistema Prisional. Para auxiliar nessa empreitada, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), realiza cursos para prepará-los ainda dentro das penitenciárias e contribuir para um novo futuro depois das grades.

CAP 3640 reduzida

Nesta sexta-feira, 20/01, 15 detentos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria encerraram um curso de competências básicas para o trabalho e participaram de uma formatura. Para receber o “diploma”, todos participaram de seis dias de encontros, quinzenais, com aulas de até duas horas sobre temas diversos, como empreendedorismo, direitos trabalhistas, finanças, família, dependência química entre outros temas.

CAP 3562 reduzida

Todos os formandos são detentos que tem previsão de progressão de pena o regime aberto em até seis meses. Um deles é Marvley Carlos (foto acima), de 31 anos, que disse que o “diploma” o humaniza, uma vez que dá aos presos, quase de saída da unidade prisional, a crença que ainda há pessoas acreditando neles. Marvley espera um novo emprego quando deixar a Nelson Hungria e se diz “preparado para sins, nãos – por ser um ex-detento - e para oportunidades que vão surgir.”

A gestora do PrEsp em Contagem - cidade onde está a Nelson Hungria – Marina Pimenta, destacou a importância da conclusão do curso para estes presos. “Ações como esta trabalham a humanização e mostram para os detentos uma outra perspectiva de vida lá fora, para que eles se sintam preparados para o convívio na sociedade.” Marina ainda salientou que muitos dos agora alunos estão presos há muitos anos, e nem se lembram ou não sabem mais como montar um currículo, por exemplo.

CAP 3529 reduzida

PrEsp
O Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) trabalha com aqueles indivíduos que sofreram processos de criminalização e cerceamento de liberdade. Seu objetivo é diminuir as exclusões e estigmas decorrentes dessa experiência, promovendo condições para a retomada da vida em liberdade. O programa busca o distanciamento do egresso das condições que provoquem a reincidência criminal. Atualmente o PrEsp está presente em 11 cidades.

Matéria: Poliane Brandão

Fotos: Carlos Alberto/Imprensa MG