A Secretaria de Estado de Defesa Social recebe nesta semana representantes das forças policiais do Estado de Espírito Santo. As autoridades estão em Minas para conhecer a dinâmica da experiência do Sistema Integrado de Corregedorias dos Órgãos de Defesa Social (SICODS) na busca por subsídios em experiências de integração correcional já existente no país. A comitiva foi recebida pelo secretário-adjunto de Estado de Defesa Social, Genilson Ribeiro Zeferino, juntamente com a subsecretária de Estado de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema Defesa Social, Georgia Ribeiro Rocha e equipe da Gerência de Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social.

“A metodologia de integração não é um caminho direcionado a unificação, mas ao desafio de entender as instituições que compõem um sistema integrado separadamente para a criação de melhores formas de trabalho conjunto,” ressaltou o secretário-adjunto Genilson Zeferino. Para ele, a política de integração existente no estado possui resultados positivos graças à compreensão existente entre as instituições. 

comitiva_es_21.jpgCom a junção dos setores correcionais das polícias Civil e Militar, Bombeiros Militares, dos sistemas Prisional e Socioeducativo de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Defesa Social conseguiu aumentar a transparência das ações das Corregedorias, o controle de qualidade dos serviços prestados pelas instituições e maior aproximação delas com a sociedade civil.

Composta pelo delegado de Polícia, Emerson Gonçalves da Rocha, pelo chefe da Seção de Procedimentos Administrativos, coronel PM Cristhian Tatagiba Franco e pelo assessor Corregedor do Corpo de Bombeiros Militar, capitão BM Vítor Lúcio Sccalfoni, a comitiva do Espirito Santo revelou que ao término da visita, que abrange outros estados brasileiros, eles estudarão a melhor opção de integração correcional para implementação no território capixaba.
 

Crédito fotos: Ascom Seds