O objetivo do curso, que terá 42 horas de duração, é analisar as várias possibilidades de conflito e as maneiras de solucioná-los dentro da própria comunidade escolar, por meio de reflexões e acordos entre as partes envolvidas. Durante a capacitação, os cursistas terão aulas sobre técnicas de mediação de conflitos, mediação escolar e suas possibilidades, mediação comunitária, além de simulações práticas de mediação. A coordenadora do Programa Mediação de Conflitos da Seds, Sandra Rodrigues, ressalta a importância do curso para os educadores. “A mediação é um método no qual o mediador ajuda outras pessoas a encontrarem uma solução para determinado conflito. O conhecimento do curso pode contribuir para que os participantes pensem propostas para lidar com os conflitos escolares, como a construção de projetos”.

Com a capacitação, que será oferecida até a próxima sexta-feira (11), os educadores se tornarão multiplicadores desta ação e, em cada escola, poderão repassar, por meio de oficinas, palestras e grupos de trabalho, os conhecimentos adquiridos no encontro.

Para o diretor da Escola Estadual Professor Agnelo Correa Viana, Albino Cruz, o curso servirá como troca de experiências. “Estou aqui para aprender técnicas para trabalhar com a mediação escolar e também para trocar experiências com os meus colegas”. Já a coordenadora da Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo, Ana Maria Rocha Martins, acredita que durante o curso serão ministrados conteúdos que deverão ser adaptados à realidade da escola. “Temos a oportunidade de conhecer sobre mediação de conflitos, trocar experiências e fazer as devidas adaptações para a realidade da minha escola”.

A coordenadora do projeto Mediar da Polícia Civil, delegada Letícia Gamboge, ressalta a importância da capacitação ocorrer conjuntamente, entre diretores de escolas e policiais civis. “Dentro dessa interação, a ideia é promover proximidade. É importante que a escola tenha na Polícia Civil um ator com quem possa contar e que nossos policiais também estejam no ambiente escolar, por meio de palestras e oficinas”, disse.

Mediação Escolar

Haverá, ainda em 2011, outras duas turmas para o curso de capacitação em mediação, uma entre os dias 21 e 25 de novembro e a outra entre 28 de novembro de 2 de dezembro. É o que explica Sueli Pires, chefe de Gabinete da Educação. “As novas turmas terão como tema a mediação escolar. O curso será voltado para servidores indicados pelas Superintendências Regionais de Ensino. Esses profissionais irão desenvolver trabalhos de integração das nossas escolas com os núcleos de mediação de conflitos e com o Programa Mediar, ambas iniciativas da Defesa”, analisa Sueli, que coordenou o Grupo de Trabalho Intersetorial para o enfrentamento das condições geradoras de violência nas escolas.

Histórico

O programa Mediação de Conflitos é desenvolvido pela Seds desde 2005 e atualmente está presente em 24 Centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs). Além disso, 11 delegacias da Polícia Civil em Belo Horizonte e Região Metropolitana contam com Núcleos do programa Mediar.

O Curso de Mediação de Conflitos é a primeira ação resultante das discussões realizadas no Grupo de Trabalho Intersetorial para o enfrentamento das condições geradoras de violência nas escolas, formado, no início deste ano, por representantes da Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Defesa Social, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Secretaria de Estado de Saúde, Polícia Civil e a Polícia Militar.

A comissão, formada por representantes dos diversos órgãos do governo, teve como objetivo discutir medidas intersetoriais destinadas à identificação, prevenção e enfrentamento de fatores geradores de violência nas escolas estaduais.

 

Crédito foto: Carlos Alberto - Secom MG