Cerca de 40 jovens participaram, no último sábado (19.11), do primeiro Cine Fica Vivo!, destinado à comunidade do Centro de Prevenção à Criminalidade do Jardim Leblon, região norte da capital. No começo da tarde foi exibido, no Galpão Esperança, o filme “Escritores da Liberdade”, e em seguida  realizada uma discussão sobre a mensagem da história.

Segundo a técnica do Fica Vivo! Elizete Martins Rocha, inicialmente os jovens participaram de uma dinâmica para a integração do grupo e, após a sessão de cinema, os oficineiros conduziram uma discussão sobre a temática do filme. “Os jovens se envolveram bastante com a atividade e se identificaram com a história. Foi uma reflexão muito bacana”, conta.

O filme “Escritores da Liberdade” mostra a realidade de grupos vivendo em um contexto social de exclusão e violência. Baseado no livro “The Freedom Writers Diary”, o filme conta uma história real que se passa no começo da década de 90 em Los Angeles, Estados Unidos, em que adolescentes de diferentes gangues vivem tensões raciais e disputam territórios de comunidades pobres.

Fica Vivo!

O Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo! foi criado em 2003 pela Secretaria de Estado de Defesa Social com o objetivo de intervir na realidade social antes que o crime aconteça, diminuindo os índices de homicídios e melhorando a qualidade de vida da população. O Fica Vivo! faz acompanhamento especializado em 27 Centros de Prevenção à Criminalidade, oferecendo diversas oficinas culturais, esportivas, profissionalizantes e de lazer para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes em áreas que concentram indicadores elevados de homicídios.