Além de cantarem, ouvirem passagens bíblicas e discutirem a respeito do valor da mulher na sociedade, as detentas receberam kits de beleza e higiene, além de guloseimas.
Entre os dias 12 e 16 serão realizadas no Centro de Referência a Gestante, o Dia da Beleza, com ações como corte, hidratação, relaxamento e escova para as presas. Ainda acontecerão palestras de saúde, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, sessão de cinema, desfile de moda, café da manhã especial e café da tarde com as presas que frequentam a Escola da unidade, além de entrega de chocolates e cultos religiosos.
Dia da Beleza
No Presídio Feminino José Abranches, em Ribeirão das Neves, as mulheres receberam cuidados para os cabelos, unhas e café da manhã especial.
Em Divinópolis, o Dia da Beleza foi realizado em parceria com a Capelania da Igreja Quadrangular e o Instituto Embelleze. “Eventos como este contribuem para elevação da autoestima das mulheres, além de ser um momento de descontração e interação,” esclareceu a assistente social do Presídio Floramar, Magna Aparecida de Sá.
No Presídio de Pirapora, no Norte de Minas, servidoras e detentas tiveram a oportunidade de cuidar dos cabelos, fazer maquiagem e hidratação da pele. O dia especial foi promovido pela direção da unidade em parceria com Serviço Nacional do Comércio (Senac) e uma Drogaria local. Em Andradas, no Sul de Minas, a comemoração do Dia Internacional da Mulher também foi com um Dia de Beleza. As internas pintaram e cortaram os cabelos e fizeram as unhas. De acordo com diretor adjunto da unidade de Andradas, Rogério Antônio de Souza, a ação teve como objetivo elevar a autoestima das sentenciadas. “Esse tipo de Iniciativa resgata a dignidade e os valores das pessoas, mesmo estando privadas de liberdade”, disse.
Rosas
Na Região da Zona da Mata, a data foi marcada com um gesto singelo. Três agentes penitenciárias do Presídio de Visconde do Rio Branco, com o apoio da Polícia Militar, distribuíram rosas vermelhas para todas as mulheres que passavam pela avenida São João Batista, uma das mais movimentadas da cidade, e também, local onde funciona a unidade prisional e a 111ª Cia de Polícia Militar.
Na unidade prisional de Poços de Caldas, no Sul de Minas, as reeducandas também foram agraciadas com flores. A iniciativa marcou o encerramento do Dia da Mulher no presídio, que teve entre outras ações um café da manhã para servidoras e detentas, além de uma palestra ministrada por Aline Cancian Olímpio, do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação (NEPE), abordando assuntos sobre a origem desta data e a valorização da figura da mulher na sociedade.
Já no Presídio de Cataguases, na Zona da Mata, a programação incluiu palestras relacionadas ao Direito da Mulher, sessão de cinema, lanche especial, Espaço Beleza e presentes distribuídos durante as atividades.
Apresentação
A apresentação do Grupo de Teatro Vida Nova, composto por presos da Penitenciária José Maria Alkmim, de Ribeirão das Neves, e um show gospel da Igreja Pentecostal Salvando Vidas, marcaram as comemorações do Dia da Mulher no Presídio de São Joaquim de Bicas II, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um grupo vocal feminino formado por detentas da unidade também se apresentou. Durante o evento, as presas receberam brindes distribuídos pela direção do Presídio em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Crédito foto: divulgação Seds