As atividades ocorrem com apoio e participação de igrejas evangélicas de Belo Horizonte, que possuem trabalhos de tratamento de dependentes químicos em comunidades terapêuticas.
O secretário de Políticas Sobre Drogas, Cloves Benevides, explica que o Rua Livre passou por uma reformulação e agora integra uma programação de música, dança e recreação para jovens e adultos. “Continuamos com a presença de uma equipe multidisciplinar de profissionais para acolher e dar informações sobre a infraestrutura disponível para o tratamento de dependências químicas”, explica Benevides. A carreta do Rua Livre funcionará como escritório e consultório.
Programação
Haverá recreação infantil, palestras e oficina de beleza, na qual serão oferecidos serviços de corte de cabelo, pintura e maquiagem, entre outros. O evento segue até às 21h30 com grupos de pagode, pop rock e outros ritmos, animados por vários músicos e grupos como Cris do Morro e Banda, Dinei Santos, Banda do Dogão, Banda Invoca-me, Grupo CBGD.
O Programa Aliança pela Vida foi lançado em agosto de 2011 pelo governador Antônio Anastasia para o combate e prevenção às drogas, como resultado de um decreto assinado pelo governador determinando a aplicação de até 1% do orçamento de órgãos e secretarias do Estado que desenvolvam programas sociais a projetos de prevenção e combate às drogas.