Segundo o subsecretário de Políticas sobre Drogas, da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Cloves Benevides, que é também coordenador do Fórum Brasileiro de Gestores, a ideia do encontro é conhecer as boas práticas desenvolvidas em outros estados, além de mapear demandas e pensar metas conjuntas. “Procuramos entender de que maneira os estados e municípios têm enfrentado as drogas para podermos alinhar ações, somar esforços e definir o rumo das políticas em todo o país”. O subsecretário destacou que, no contexto nacional, o estado de Minas Gerais tem uma política estruturada no que diz respeito ao combate às drogas. “Temos problemas significativos pela dimensão do nosso estado, mas a rede mineira vem crescendo bastante nos últimos anos”, pondera.
As boas experiências mineiras são reconhecidas em outros estados. O coordenador estadual de Políticas sobre Drogas de São Paulo, Luiz Alberto Chaves de Oliveira, lembrou que Minas Gerais chegou antes na história de combate às drogas. “Minas teve a primeira subsecretaria de políticas sobre drogas, entendendo uma necessidade de ir além dos conselhos. Em todo o país estamos cada vez mais preocupados com o problema das drogas, porém agimos de forma desencontrada. É preciso conversar para trocar impressões, números, propostas e projetos e para que as boas ações possam ser replicadas em outros estados”.
O encontro
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro, deu as boas vindas aos participantes do encontro ressaltando a necessidade de uma ação coletiva de enfrentamento às drogas. O deputado Paulo Lamac, presidente da Comissão Especial de Combate ao Crack, completou: “A soma de esforços entre os poderes Executivo e Legislativo em Minas Gerais é muito importante e essa reunião de hoje vem coroar um momento significativo que estamos vivendo no nosso estado, de produção de boas ideias contra o mau uso das drogas”.
Durante a programação serão realizadas discussões e mesas temáticas a fim de articular uma troca de diálogos entre gestores atuantes nas políticas sobre drogas em todo o Brasil e fortalecer ações nas diversas regiões. Na pauta das discussões estão temas importantes como a descriminalização do uso de drogas, internação compulsória, voluntária e involuntária, bebidas alcoólicas, comunidades terapêuticas, repasse de recursos federais, dentre outros.
“Em todo o país temos experiências e aflições do dia-a-dia que nos obrigaram a nos aproximar. Nesse momento já temos exemplos fortes como o de São Paulo, de fiscalização de venda de álcool para menores, o do Rio de Janeiro, das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o de Tocantins, de prevenção em comunidades afastadas, dentre outros”, ressaltou o subsecretário Cloves Benevides.
Presente no encontro, o secretário adjunto de Defesa Social, Denilson Feitoza, destacou a preocupação do Governo de Minas em desenvolver ações integradas contra as drogas: "É preciso criar um ciclo completo, que inclua não apenas assistência e saúde, mas também repressão e principalmente prevenção ao uso de drogas".
Resultados
O Fórum Brasileiro de Gestores sobre Drogas já tem como primeiro resultado a aprovação, por unanimidade, de uma moção de convocação imediata da Conferência Nacional de Políticas sobre Drogas, que será encaminhada para a Agenda do Governo Federal , em Brasília. Essa Conferência é um eixo fundamental para o fortalecimento das Políticas sobre Drogas em todo país.
Os próximos encontros do Fórum Brasileiro de Gestores sobre Drogas vão acontecer no Amazonas, em novembro deste ano, e em São Paulo, em março de 2013.
Crédito fotos: Renato Cobucci - Secom / MG