Os tapetes, peças de banheiro, bolsas, bonés, barcos e carrinhos são produzidos há cerca de um ano e têm contribuído para a ressocialização dos presos, pois a família participa ativamente no trabalho, tanto no fornecimento do material necessário para a produção quanto na venda das peças. A psicóloga do presídio, Irislaine Feliciano, explica que o artesanato trouxe uma aproximação maior com os parentes dos presos e uma abertura para que os profissionais de psicologia e assistência social possam ajudá-los. “O convite para a participação neste evento é de grande importância para a autoestima dos presos e mostra que o trabalho tem qualidade.”

barraca_-_itambacuri.jpgO Circuito Cultural Arte entre os Povos é um evento itinerante e tem o apoio do Museu Histórico Regional de Itambacuri e da Rádio São Francisco FM. Já esteve nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e agora visitará, além de Itambacuri, mais dois outros municípios de Minas (Conceição de Ipanema  de 28 a 31 de agosto, e Manhuaçu, de 1º a 03 de setembro). Na noite do encerramento, cantores/trovadores argentinos, chilenos e cubanos farão uma apresentação. Foram programadas exposições, oficinas, palestras apresentações musicais e teatrais e ainda uma feira do livro.

Diversidade

Os artistas cubanos Adela Gutiérrez, Francisco Rivero e Ilén de la Cruz oferecem, respectivamente, as seguintes oficinas: pintura em couro, pintura e danças caribenhas. Participam também artistas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Na noite do encerramento cantores/trovadores argentinos, chilenos e cubanos farão uma apresentação.

Serviço

Exposição das peças artesanais dos presos de Itambacuri
Local: Colégio Estadual Madre Serafina de Jesus – Travessa Santa Clara, 194 – Centro - Itambacuri
Data: Terça-feira - 28.08.2012
Horário: das 9 às 10h