As eleições para prefeito e vereador neste domingo (07) terão a participação de cidadãos que mesmo privados de liberdade não perderam o direito ao voto e a cidadania. De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) estão aptos a votar, em todo o estado, 1.997 presos provisórios, aqueles ainda não sentenciados, e 415 jovens infratores internados em centro socioeducativos.

A subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Nicácio, considera a presença dos jovens no pleito de fundamental importância, pois “dá um sentimento de cidadania, de não exclusão e ajuda na preparação para o jovem retornar à sociedade, quando do término da medida socioeducativa”. Estes jovens integram, segundo o TRE, a porcentagem de 1,91% do total de eleitores de 16 e 17 anos de Minas Gerais, o que em números absolutos corresponde a 287.893 votantes, e estão também na faixa dos 18 a 20 anos, 6,03% do total, ou seja, 906.070 de eleitores.

Na área prisional perdem o direito ao voto os presos que já receberam a sentença, no entanto há um número aguardando a decisão dos juízes, e podem votar se estiverem aptos. Para o subsecretário de administração prisional, Murilo Andrade de Oliveira, “o exercício do voto contribui para a ressocialização dos detentos e é um direito que deve ser preservado”. 

O Tribunal Regional Eleitoral informa que as seções eleitorais para esses eleitores serão instaladas em Alfenas, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Itabira, Itambacuri, Montes Claros, Patrocínio, Pirapora, Pouso Alegre, São João Del Rey, São Lourenço, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Três Corações, Uberaba, Varginha, Viçosa, Ibirité, Uberlândia e Belo Horizonte.